Secções
Entrar

Apagão. Microsoft diz que causa já foi resolvida, mas há "impactos residuais"

Ana Bela Ferreira 19 de julho de 2024 às 08:30

Em Portugal o hospital Amadora-Sintra foi afetado. Falha está ligada a atualização no antivírus da Crowdstrike. Vários voos foram cancelados e os serviços de canais e bancos foram afetados.

Uma falha generalizada em sistema Windows está a afetar esta sexta-feira de manhã várias empresas, companhias aéreas, bancos e meios de comunicação social em todo o mundo. A Microsoft, cujos serviços foram impactados por este problema dosoftware da empresa de cibersegurança Crowdstrike, indicou já que a causa principal do problema já foi resolvida mas que o impacto residual dos apagões de cibersegurança continuam a afetar algumas aplicações e serviços do Office365. 

AAP Image/Jono Searle via REUTERS

Apesar de o Ministério da Saúde ter indicado que o hospital Amadora-Sintra tinha apresentado falhas nos sistemas, foi mais tarde revelado que esses problemas nada tinham que ver com os serviços da Microsoft. 


O site DownDetector indicava que em Portugal foram registados problemas com os serviços de telecomunicações - NOS, Vodafone e MEO - e os serviços da Microsoft365, Teams e Azure. ASÁBADO, fonte da Vodafone informou, porém, não ter registado qualquer perturbação na sua rede. "Não obstante, as nossas equipas técnicas acompanham a situação e estão atentas a quaisquer problemas indiretos que possam surgir", garantiu a empresa.

A Microsoft anunciou logo de manhã que estava a tomar "medidas de mitigação", segundo reportam as agências noticiosas. A tecnológica indicou ainda que as falhas começaram perto das 8h e que estava resolvido um problema nos serviços decloudnos EUA, estando ainda a investigar uma falha que estava a ter impacto em várias das suas aplicações e serviços.

No aeroporto de Sydney, na Austrália, os aviões estão parados, as companhias aéreas americanas (United, Delta e American Airlines) também não estão a voar. Em Berlim, na Alemanha, o aeroporto reportou estar a registar atrasos nocheck-inpor causa de uma "falha técnica" e, em Espanha, fala-se de um "incidente" em todos os aeroportos do país. Os aeroportos de Amesterdão e do Japão também registaram interrupções nos voos. Segundo a Microsoft foram afetadas os serviços de armazenamento dacloudde várias companhiaslow-cost, que já estará resolvido.

As falhas começaram a ser registadas na Austrália, com meios de comunicação, bancos e empresas de telecomunicações a serem afetados. O governo indicou que o problema parecia estar na empresa de cibersegurança Crowdstrike.

A empresa admitiu, num comunicado enviado depois das 10h30 que o problema teve origem num "defeito" na atualização do antivírus. "A Crowdstrike está a trabalhar ativamente com os clientes afetados por um defeito encontrado numa única atualização de conteúdos para Windows. Mac e Linux não foram afetados. Não se trata de um incidente de segurança ou de um ciberataque. O problema foi identificado, isolado e foi implementada uma correção. Remetemos os clientes para o portal de suporte para obterem as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas no nosso site. Recomendamos ainda que as organizações se certifiquem de que estão a comunicar com os representantes da Crowdstrike através dos canais oficiais. A nossa equipa está totalmente mobilizada para garantir a segurança e a estabilidade dos clientes da Crowdstrike", refere o comunicado na íntegra.

Já esta manhã, a Crowdstrike tinha uma mensagem gravada no seu atendimento telefónico onde referia estar a par das falhas do Windows e adianta que está relacionado com o sensor Falcon. "Obrigada por contactar a linha de apoio da Crowdstrike. Estamos conscientes do registo de falhas no Windows... relacionados com o sensor Falcon", refere a mensagem, citada pela Reuters.

A empresa produz um anti-vírus que parece estar na base do problema. Segundo vários registos das falhas, a empresa lançou uma atualização dessesoftwareque correu terrivelmente mal - tendo causado o chamado "ecrã azul da morte" em vários computadores.

Em atualização

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto