Secções
Entrar

Amesterdão proíbe construção de novos hotéis para combater turismo em massa

Jornal de Negócios 22 de abril de 2024 às 20:41

A medida não impede a construção de edifícios com licença já aprovada. Além disso, pode ser construído um novo estabelecimento no caso de um outro encerrar, "desde que o número de locais para dormir não aumente". 

Amesterdão quer limitar o turismo na mais famosa cidade dos Países Baixos.Para tal, vai proibir a construção de novos hotéis e restringir o número de dormidas de turistas por ano a 20 milhões. 

"Amesterdão diz 'não' a novos hotéis. Queremos fazer e manter a cidade habitável para residente e visitantes", justifica a Câmara Municipal de Amesterdão, num comunicado publicado na semana passada.

Isto não impede a construção de edifícios com licença já aprovada. Além disso, pode ser construído um novo estabelecimento no caso de um outro encerrar, "desde que o número de locais para dormir não aumente", ou seja, a capacidade de alojamento não poderá aumentar.

"O hotel deve ser melhor, por exemplo, mais moderno e/ou mais sustentável. Encorajamos os donos de hotéis a escolherem uma localização fora do centro da cidade", acrescenta o município.

Esta é mais uma, de várias medidas que a cidade (e o país) tem adotado na tentativa de combater o turismo em massa. 

Os novos limites à construção de hotéis em Amesterdão é anunciada cerca de quatro anos apóso país ter anunciado a mudança de nome de "Holanda" para "Países Baixos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela