Secções
Entrar

CMVM suspende negociação das acções do BPI

06 de setembro de 2016 às 08:54

Os accionistas do BPI vão reunir-se esta terça-feira em assembleia-geral para discutir o fim da limitação de votos

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou, em comunicado, que vai suspender as negociação das acções do BPI, S. A., até à divulgação de informação relevante sobre o banco.

Esta suspensão acontece no dia em que os accionistas do BPI voltam a reunir-se em assembleia-geral para discutir o fim da limitação de votos, quando decorre uma batalha judicial e notícias indicam que a OPA do Caixabank poderá não avançar.

A reunião magna está marcada para as 10h (hora de Lisboa), na Fundação de Serralves, no Porto, depois de a anterior reunião, de 22 de Julho, ter sido suspensa por 45 dias, após ter sido conhecido que o tribunal aceitou a providência cautelar do accionista Violas Ferreira Financial, no sentido de não poder ser votada a proposta de alteração de estatutos apresentada pelo Conselho de Administração do banco.

A questão da desblindagem de estatutos tornou-se um assunto maior no BPI devido à 'guerra' que opõe os principais accionistas, o espanhol Caixabank e a angolana Santoro, de Isabel dos Santos, que não se entendem quer na redução da exposição do banco a Angola (por causa das regras do Banco Central Europeu), quer numa estratégia para o BPI.

É que apesar de os espanhóis terem 45% do BPI apenas podem votar com 20%, pelo que na prática estão em situação de paridade com a angolana Santoro, com 18,6%, uma participação que se associa aos 2,28% do Banco BIC, uma vez que ambas as empresas têm Isabel dos Santos como accionista de referência.

As acções do BPI fecharam segunda-feira a cair 3,04% para 1,09 euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela