Secções
Entrar

Prestação da casa volta a descer em Maio

30 de abril de 2016 às 09:18

Os clientes que pediram ao banco créditos à habitação vão voltar a pagar menos pela prestação da casa em Maio, dado que continuam a baixar os valores, já de si negativos, das taxas Euribor

Segundo os cálculos feitos para a agência Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos, um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com umspread (margem de lucro do banco) de 1% vai passar a pagar 473,01 euros a partir de Maio. Este valor representa menos 10,83 euros do que o que era pago desde a última revisão, em Novembro.

No caso de um empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, esse cliente pagará 465,49 euros a partir do próximo mês, um valor 6,98 euros abaixo do da última revisão, em Fevereiro.

Há quase dois anos que as prestações da casa estão a cair ininterruptamente, de acordo com os cálculos feitos pela Lusa, acompanhando a queda das taxas Euribor, que nos meses finais do ano passado atingiram mesmo valores negativos, o que é histórico.

No mês de Abril, a média mensal da taxa Euribor a seis meses foi de -0,138% e a três meses de -0,249%.

Em Portugal, 90% dos contratos de crédito à habitação usam taxa de juro variável, sendo a taxa Euribor a seis meses o indexante mais usado, seguido da taxa a três meses.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de mais de 50 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Em Portugal, a Caixa Geral de Depósitos faz parte deste painel.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela