Secções
Entrar

CaixaBank lança OPA sobre BPI

18 de abril de 2016 às 07:57

Maior accionista do BPI lançou Oferta Pública de Aquisição voluntária sobre o banco português ao preço de 1,113 euros por acção, depois do fracasso das negociações com Isabel dos Santos

O CaixaBank, maior accionista do BPI, lançou esta segunda-feira uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) voluntária sobre o banco português ao preço de 1,113 euros por acção, condicionada à eliminação do actual limite dos seus direitos de voto.

 

O banco catalão detém 44,1% do BPI e o anúncio da OPA surge um dia depois de o banco português ter avisado o mercado de que tinha ficado sem efeito um princípio de acordo entre o CaixaBank e o segundo maior accionista do banco, os angolanos da Santoro Finance, sobre o controlo do banco português.

 

O princípio de acordo, anunciado a 10 de Abril, visava resolver o problema da elevada exposição do banco português a Angola. Apesar de o Banco de Fomento Angola ter representado no ano passado mais de 50% do lucro do BPI, ou seja, 135,7 milhões de euros de um total de 236,4 milhões, o BCE anunciou em 2014 a alteração da forma de contabilização dos bancos europeus com negócios em Angola, penalizando o capital.

 

O BPI passou então a ter de reduzir a sua exposição àquele país, mas isso fez vir ao de cima as divergências entre o CaixaBank, o principal accionista do BPI - com 44,10% do capital social, apesar de só poder exercer 20% dos votos - e a Santoro, da empresária angolana Isabel dos Santos, que detém 18,58% do capital.

 

O banco catalão adiantou hoje em nota ao regulador dos mercados de Espanha, a CNMV, que "durante a fase de aprovação [do acordo] pelos órgãos sociais competentes, a Santoro Finance comunicou ao CaixaBank que não poderia subscrever os documentos contratuais".

 

"Perante esta situação, o CaixaBank informa que não será possível formalizar o acordo com a Santoro Finance", sublinha.

 

A imprensa portuguesa noticiou no domingo que o Governo português aprovou em conselho de ministros na semana passada uma alteração à lei que permitirá eliminar a blindagem aos direitos de voto que impedem o CaixaBank de - em Assembleia Geral de Accionistas - ter os votos correspondentes à sua posição accionista.

 

O banco catalão já tinha lançado uma OPA com termos semelhantes a esta em Fevereiro do ano passado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela