Sábado – Pense por si

Sporting vence Atlético de Madrid mas é eliminado da Liga Europa

Sporting vence o Atlético de Madrid por 1-0, mas o resultado não chega para ir às meias da Liga Europa. Único golo da partida foi de Fredy Montero.

O Sporting falhou esta quinta-feira o apuramento para as meias-finais da Liga Europa de futebol, apesar de ter vencido o Atlético de Madrid por 1-0, em jogo da segunda mão dos quartos de final da prova, disputado em Lisboa.

O sonho da equipa lisboeta em dar a volta ao 2-0 da primeira mão ficou mais perto de acontecer aos 28 minutos, quando Montero inaugurou o marcador, mas a equipa 'leonina' já não conseguiu voltar a marcar, ficando assim pelos quartos de final da competição.

Além de Atlético de Madrid, seguem em frente Arsenal (Inglaterra), Salzburgo (Áustria) e Marselha (França).

A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.