Sábado – Pense por si

Sporting reforça medidas de segurança com a equipa e nas instalações

21 de maio de 2018 às 14:22
As mais lidas

Os responsáveis do Sporting dizem que "o ataque hediondo, classificado de ato de terrorismo pelas autoridades", obrigou a "repensar o conceito da Academia" e adoptar medidas.

O Sporting vai reforçar a segurança da equipa de futebol e pedir uma auditoria às condições de segurança da Academia, em Alcochete, e do Estádio José Alvalade, em Lisboa, anunciou esta segunda-feira o clube.

Bas Dost
Bruno de Carvalho no banco do Sporting na receção ao FC Porto
Jesus abandona estádio do Sporting após reunião com direção
Bas Dost
Bruno de Carvalho no banco do Sporting na receção ao FC Porto
Jesus abandona estádio do Sporting após reunião com direção

Em comunicado, os 'leões' enumeram dez medidas de segurança na sequência do ataque de dia 15 de maio, em que dezenas de alegados adeptos encapuzados invadiram a Academia, dirigiram-se aos balneários, e agrediram jogadores, o treinador Jorge Jesus e outros elementos da equipa técnica e 'staff'.

Os responsáveis do Sporting dizem que "o ataque hediondo, classificado de ato de terrorismo pelas autoridades", obrigou a "repensar o conceito da Academia" e adoptar medidas, entre as quais o "reforço e permanência da equipa de acompanhamento e protecção pessoal à equipa de futebol profissional".

O Sporting decidiu também pedir uma "auditoria [feita] por entidade independente às condições de segurança da Academia e do Estádio", alargar o sistema de videovigilância [CCTV], reforçar a equipa de segurança da Academia "com elementos qualificados com formação especializada em defesa pessoal".

O clube prevê ainda ter um "operador local permanente de CCTV, em regime 24/7 com redundância no Estádio José Alvalade.

Em relação à Academia, o Sporting pretende fazer a "revisão da vedação do perímetro exterior de todo o complexo" da Academia, prevê a "criação de um segundo posto de controlo de viaturas e pessoas", e o "seccionamento do perímetro de segurança criando um segundo perímetro interno, de modo a isolar a área do futebol profissional das restantes zonas da Academia".

"Ligação automática ao posto da GNR em caso de emergência" e "instalação de pilaretes hidráulicos para limitação de acesso a viaturas" são outras das medidas previstas.

No comunicado, o Sporting sublinha que em 2013 já tinha reparado, corrigido e reforçado o sistema de CCTV da Academia, introduziu melhorias na iluminação e adequou os perímetros do Estádio Aurélio Pereira, inserido no mesmo complexo, aos regulamentos da Liga Portuguesa da Futebol Profissional.

Na sequência do ataque, foram detidas 23 pessoas, que têm estado a ser ouvidas no Tribunal de Instrução Criminal do Barreiro e que poderão ficar a conhecer hoje as medidas de coação que lhes serão aplicadas, sendo que o Ministério Público pediu prisão preventivas para todos.

O ataque aconteceu antes daquele que deveria ter sido o primeiro treino de preparação para a final da Taça de Portugal, que se disputou no domingo e em que o Sporting foi derrotado pelo Desportivo das Aves por 2-1.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.