O médio Renato Sanches, do Benfica, estreou-se nos convocados da selecção portuguesa, integrando um lote de 24 jogadores chamados para os particulares com a Bulgária (dia 25, em Leiria) e a Bélgica (29, em Bruxelas) revelados esta sexta-feira.
Em relação à última convocatória, Fernando Santos fez ainda regressar o central Ricardo Carvalho, o médio Adrien Silva e os avançados Danny, Rafa, Éder, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma. De fora em relação às partidas com Rússia e Luxemburgo ficaram Luís Neto, João Moutinho, André André, Gonçalo Guedes, Lucas João, Nélson Oliveira e Ricardo Pereira.
Aos jornalistas, o seleccionador português afirmou que Renato Sanches é "mais um" que pode marcar presença no Euro2016 e tentou retirar o foco sobre o médio do Benfica, para "não criar ansiedade" no futebolista de 18 anos. "Percebo as vossas perguntas, mas o Renato Sanches é apenas um dos 24 jogadores convocados. Não vamos falar muito nisso porque até podemos estar a criar ansiedade sobre o miúdo. Ansiedade a mim é que não, porque já não tenho idade para isso", afirmou Fernando Santos.
"Vamos ver como trabalha nestes dias que vai estar connosco. Uma coisa são as observações que fazemos durante os jogos no estádio, outra coisa é o trabalho diário", explicou o técnico.
Sanches é um dos "12, 13 jogadores" de meio-campo que Fernando Santos pode levar ao Euro2016, no que acaba por ser uma "boa dor de cabeça" para o seleccionador nacional. "Só seis ou sete vão estar na lista final. Será uma decisão que iremos tomar de acordo com a estratégia que vamos utilizar no Europeu, mas ficaria tranquilo se chamasse qualquer um deles", referiu.
Fernando Santos garantiu que esta "não é a lista definitiva" para o Campeonato da Europa, ainda mais numa altura em que alguns jogadores estão afastados por questões físicas, como é o caso de Fábio Coentrão e João Moutinho. "Ainda faltam dois meses. Ainda falta algum tempo para saber quem vai estar bem fisicamente ou não e isso não preocupa. Não vamos criar grandes pressões ou ansiedades com isso. O que eu sei é que os jogadores estão motivados e com uma grande vontade de estar no Europeu", frisou o treinador de 61 anos.
O seleccionador nacional voltou a sublinhar que Portugal vai ao Euro2016 "para ganhar o torneio e não apenas para passear" e destacou a importância de ter um grupo "forte e coeso" no período de um mês que vai passar em França. "Não é fácil estar um mês todos juntos. Precisamos de um grupo de consiga conviver durante esse período. É sempre desgastante", disse.
Fernando Santos explicou ainda que Bulgária e Bélgica são selecções que se enquadram no tipo de adversários que Portugal vai encontrar na fase de grupos do Campeonato da Europa. "Todos os adversários que escolhemos, não estes, mas todos os que vamos defrontar até viajarmos para França têm características semelhantes ao que esperamos encontrar no nosso grupo", afirmou.
Os 24 jogadores convocados por Fernando Santos concentram-se no dia 21 de Março até às 22h00, numa unidade hoteleira de Cascais.
Lista de 23 convocados:
Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon/Fra), Eduardo (Dínamo Zagreb/Cro) e Rui Patrício (Sporting).
Defesas: Bruno Alves (Fenerbahçe/Tur), Cédric(Southampton/Ing), José Fonte (Southampton/Ing), Eliseu (Benfica), Pepe (Real Madrid/Esp), Raphael Guerreiro (Lorient/Fra), Ricardo Carvalho (Mónaco/Fra) e Vieirinha (Wolfsburgo/Ale).
Médios: Adrien Silva (Sporting), João Mário (Sporting), William Carvalho (Sporting), André Gomes (Valência/Esp), Bernardo Silva (Mónaco/Fra), Danilo Pereira (FC Porto) e Renato Sanches (Benfica).
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Esp), Danny (Zenit/Rus), Éder (Lille/Fra), Nani (Fenerbahçe/Tur), Rafa (Sporting Braga) e Ricardo Quaresma (Besiktas/Tur).
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Luisão isolado após apresentar sintomas de Covid-19
FC Porto acusa Sporting de querer "cometer crime público" e ameaça não jogar
Covid-19: Bruno Tabata testa positivo e é baixa na equipa do Sporting
PSP "desaconselha" adeptos a acompanharem equipas
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.