Os bracarenses estão a dois pontos dos "dragões", que no sábado empataram 0-0 em Belém
O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, admitiu hoje motivação para chegar ao pódio da I Liga de futebol, depois do empate do FC Porto no terreno do Belenenses, ressalvando que "grandes" têm mais recursos.
Os bracarenses estão a dois pontos dos "dragões", que no sábado empataram 0-0 em Belém, e podem chegar ao terceiro lugar, caso vençam na recepção ao Feirense, na segunda-feira. "Podermos subir na classificação só pode ser motivação, mas volto a dizer que Benfica, FC Porto e Sporting têm recursos muito valiosos e muito maiores do que o Braga para podermos pensar que isso é um dado concretizável, mas vamos lutar sempre", disse o técnico.
Jogar apenas na segunda-feira garante a recuperação mínima exigível, pelo que isso não é preocupação para o treinador, que deixou elogios ao Feirense, notando ser uma das equipas do meio da tabela para baixo com mais pontos fora. "Tem um rendimento melhor fora do em que casa e um jogo é um jogo. Merece-nos todo o respeito, fizemos um jogo treino com eles e conhecemos o seu valor. É um jogo de exigência máxima, mais uma final, queremos somar os três pontos e jogar bem", disse.
Questionado sobre se sente injustiçado pelas críticas dos adeptos e de alguns comentadores, disse que a experiência o ajuda a desvalorizar essas situações. "Vamos sentindo que o futebol é isto, vive muito das emoções, as pessoas têm tanto direito de dizer bem como mal, desde que respeitem a dignidade como homem. Cada vez estou mais preparado e incomoda-me menos, mas é evidente não gosto porque sinto que não é a verdade", disse.
O treinador assumiu ainda que o esquema táctico '4x4x2' não o satisfaz completamente. "Este '4x4x2' preenche-nos em termos de resultados, mas se quisermos ser filosóficos não preenche o que é o meu futebol, esta equipa do Peseiro não é a equipa que geralmente o Peseiro gosta de jogar, porque gosto de ter bola e controlar o jogo, o que não conseguimos fazer. Este '4x4x2' é perigoso, tem boa transição ofensiva e pode fazer golos, mas uma coisa é aquilo que eu gosto, outra é o que tenho que adaptar em função dos jogadores que tenho", disse.
Sporting de Braga, quinto classificado com 20 pontos, e Feirense, 13.º com 11, defrontam-se na segunda-feira, às 20h, no Estádio Municipal de Braga, numa partida que vai ser arbitrada por Bruno Esteves, da associação de Lisboa.
Peseiro quer aproveitar deslize do Porto e chegar ao pódio
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.