Sábado – Pense por si

Contos Clássicos Portugueses


agora disponíveis para ler e ouvirContos Clássicos PortuguesesAceder aqui

Portugal regressa aos golos e vence Estados Unidos no jogo 700 da sua história

Foi o último encontro de preparação da Seleção Nacional antes de ser divulgada a convocatória final para o Mundial deste ano.

Portugal venceu na terça-feira os Estados Unidos, por 2-0, em jogo de preparação para o Mundial'2026 de futebol, disputado em Atlanta, naquela que foi 700.ª partida da história da seleção portuguesa.

Portugal vence EUA no jogo 700 da sua história
Portugal vence EUA no jogo 700 da sua história ERIK S. LESSER/LUSA_EPA

Depois do empate no sábado frente ao México , a formação lusa, orientada por Roberto Martínez, adiantou-se no marcador com um golo de Francisco Trincão, aos 37 minutos, e ampliou a vantagem por João Félix, aos 59.

No final da partida, o selecionador Roberto Martínez deixou elogios ao desempenho da equipa, explicou o porquê de não ter dado minutos a Pote nos dois jogos de preparação e ainda falou sobre a lesão de Cristiano Ronaldo, sublinhando que o capitão não tem a presença no Mundial'2026 em risco. "Sem dúvida, o estágio tinha muitos objetivos e estou muito satisfeito com todos eles. Os estágios não são para ganhar, não são para isso. Este era um estágio para procurar novas soluções e conceitos táticos. Fico contente com o que mostrámos", explicou, em declarações à RTP 1.

"A lesão [de Ronaldo] é como o Rúben Dias e o Nélson Semedo. O Cristiano está a recuperar bem, estamos a falar de dias para voltar com a sua equipa e a treinar. Não é um problema para ficar em dúvida para o Mundial. Mas tal como todos os outros jogadores, temos agora 60 dias para acompanhar todos os jogadores. Mas a lesão de Cristiano Ronaldo não é algo que coloque em risco a sua presença no Mundial.", frisou.

Sobre Pote, Martínez explicou que a decisão "foi não querer arriscar porque a relva estava um bocadinho perigosa". "Expliquei-lhe, sim. O compromisso que tem com a Seleção é fantástico. Precisou de 2-3 dias de trabalho individual, mas agora era mais importante anular o perigo e que ele esteja bem até ao final da época. A falta de minutos não é um sinal nem nada disso, está no mesmo patamar que os outros jogadores."

Este foi o último jogo da seleção portuguesa antes de ser divulgada a convocatória final para o Mundial2026, que vai decorrer de 11 de junho a 19 de julho nos Estados Unidos, Canadá e México.

Portugal está integrado no Grupo K, juntamente com o Uzbequistão, a Colômbia e a República Democrática do Congo, que será a adversária na estreia da equipa das 'quinas', no dia 17 de junho.

Jogo no Estádio Mercedes-Benz, em Atlanta.

Estados Unidos - Portugal, 0-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Francisco Trincão, 37 minutos.

0-2, João Félix, 59.

Equipas:

Estados Unidos: Matt Freese, Alex Freeman (Cristian Roldan, 79), Auston Trusty (Mark McKenzie, 90+1), Chris Richards, Antonee Robinson (Max Arfsten, 46), Tim Weah (Folarin Balogun, 67), Aidan Morris (Brenden Aaronson, 79) Sebastian Berhalter (Gio Reyna, 79), Weston McKennie (Tanner Tessmann, 46), Malik Tillman (Joe Scally, 67) e Christian Pulisic (Patrick Agyemang, 46).

(Suplentes: Matt Turner, Chris Brady, Patrick Schulte, Cristian Roldan, Tanner Tessmann, Gio Reyna, Ricardo Pepi, Brenden Aaronson, Tim Ream, Max Arfsten, Joe Scally, Folarin Balogun, Mark McKenzie, Patrick Agyemang).

Selecionador: Mauricio Pochettino.

Portugal: José Sá (Ricardo Velho, 85), Diogo Dalot (Matheus Nunes, 46), Tomás Araújo (António Silva, 46), Gonçalo Inácio (Renato Veiga, 70), João Cancelo (Nuno Mendes, 46), Samu Costa (Rúben Neves, 46), Vitinha (João Félix, 46), Bruno Fernandes (Mateus Fernandes, 85), Francisco Trincão (Francisco Conceição, 46), Pedro Neto (Ricardo Horta, 46) e Gonçalo Ramos (Paulinho, 61).

(Suplentes: Ricardo Velho, Rui Silva, António Silva, Renato Veiga, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Rúben Neves, João Neves, Mateus Fernandes, Ricardo Horta, Francisco Conceição, João Félix Gonçalo Guedes, Pedro Gonçalves, Paulinho).

Selecionador: Roberto Martínez.

Árbitro: Sven Jablonski (Alemanha).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Cancelo (34) e Pulisic (45+3).

Assistência: Cerca de 65.000 espetadores.

*Com Lusa

Siga-nos no .

Artigos Relacionados