Sábado – Pense por si

Giro: Ganna é o primeiro líder, João Almeida foi segundo na etapa inaugural

O jovem português ficou a escassos 22 segundos de vestir a maglia rosa na Volta a Itália, perdendo para o atual campeão mundial de contrarrelógio.

O italiano Filippo Ganna (Ineos) tornou-se hoje o primeiro líder da Volta a Itália em bicicleta, ao vencer o contrarrelógio da primeira etapa, no qual o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) foi segundo.

O recente campeão do mundo de 'crono' gastou 15.24 minutos para completar os 15,1 quilómetros entre Monreale e Palermo, menos 22 segundos do que Almeida e do que Mikkel Bjerg (UAE-Emirates).

No domingo corre-se a segunda etapa, entre Alcamo e Agrigento, com os ciclistas a terem de ultrapassar duas contagens de montanha de quarta categoria, a última coincidente com a meta.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.