Sábado – Pense por si

Giro: Ganna é o primeiro líder, João Almeida foi segundo na etapa inaugural

O jovem português ficou a escassos 22 segundos de vestir a maglia rosa na Volta a Itália, perdendo para o atual campeão mundial de contrarrelógio.

O italiano Filippo Ganna (Ineos) tornou-se hoje o primeiro líder da Volta a Itália em bicicleta, ao vencer o contrarrelógio da primeira etapa, no qual o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) foi segundo.

O recente campeão do mundo de 'crono' gastou 15.24 minutos para completar os 15,1 quilómetros entre Monreale e Palermo, menos 22 segundos do que Almeida e do que Mikkel Bjerg (UAE-Emirates).

No domingo corre-se a segunda etapa, entre Alcamo e Agrigento, com os ciclistas a terem de ultrapassar duas contagens de montanha de quarta categoria, a última coincidente com a meta.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.