Sábado – Pense por si

FIFA destinou 10 milhões de dólares ao futebol das Caraíbas

Marta Spínola Aguiar 02 de junho de 2015 às 09:56

O secretário-geral da organização transferiu 9,1 milhões de euros para contas controladas por Jack Warner, que está a ser investigado

Jérôme Valcke, o secretário-geral da FIFA, transferiu 10 milhões de dólares (9,1 milhões de euros) para contas controladas por Jack Warner, ex-vice-presidente da federação e acusado de ter recebido um suborno para auxiliar a África do Sul a conseguir a organização do Campeonato do Mundo de 2010. A notícia é avançada pelo jornal norte-americano The New York Times e já foi confirmada pela própria FIFA, que explicou em comunicado que este projecto visava os países "da diáspora africana nas Caraíbas" e que interferiu directamente na canalização da verba, através do seu comité de finanças, desresponsabilizando o secretário-geral da FIFA.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.