Sábado – Pense por si

Euro2016: Ronaldo confiante no apuramento

O capitão da selecção de Portugal, Cristiano Ronaldo, considerou hoje que o azar vai acabar e a seleção vai vencer quarta-feira a Hungria e apurar-se para os oitavos de final do Euro2016

"Quem tenta sempre alcança. Nós, os jogadores, temos de pensar que é possível. Se ganharmos, estamos qualificados. Quem gosta de Portugal também tem de acreditar. O mal não dura para sempre, há que acreditar que as coisas vão correr melhor", disse, após o empate 0-0 com a Áustria.

O nulo compromete as aspirações lusas, já que Portugal é terceiro do Grupo F, com dois pontos, contra quatro da líder Hungria, que Portugal defronta na quarta-feira, dois da Islândia e um da Áustria.

A selecção portuguesa de futebol arrancou pela segunda vez na sua história uma fase final de uma grande competição com dois empates, a outra também num Europeu disputado em França, em 1984.

Então, na estreia numa fase final da principal competição do velho continente, e ao contrário do que aconteceu agora, no Euro2016, Portugal arrancou com um nulo, face à RFA, e, depois, empatou a um, com a Espanha, após sair na frente.

Desta vez, 32 anos volvidos, a formação das quinas começou com um empate a um, depois de ter marcado primeiro, por Nani, face à Islândia, e no segundo jogo ficou em branco, face à Áustria.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.