Sábado – Pense por si

Dana Zatopkova, antiga campeã olímpica, morre aos 97 anos

13 de março de 2020 às 11:11
As mais lidas

Oito anos após sagrar-se campeã olímpica, Dana Zatopkova conquistou a medalha de prata também no lançamento do dardo, nos Jogos Olímpicos de Roma (1960).

A checa Dana Zatopkova, campeã olímpica do lançamento do dardo nos Jogos de Helsínquia, em 1952, morreu hoje aos 97 anos, informou o Comité Olímpico da República Checa.

Oito anos após sagrar-se campeã olímpica, Dana Zatopkova, que era casada com o tetracampeão olímpico Emil Zátopek, conquistou a medalha de prata também no lançamento do dardo, nos Jogos Olímpicos de Roma (1960).

A checa tinha ainda no seu palmarés dois títulos europeus, em 1954 e 1958, e chegou a deter o recorde mundial, com 55,73 metros.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.