Sábado – Pense por si

Atleta morre durante prova de trail nos Açores

O homem de 53 anos, foi encontrado inanimado perto da Baía de São Lourenço, ao quilómetro 8 da prova.

A prova Columbus Trail, realizada na ilha de Santa Maria, nos Açores, foi interrompida, devido ao falecimento de um participante, não estando ainda apuradas as causas da morte.

"O atleta estava a realizar a distância de 42km, quando foi encontrado inanimado perto da Baía de São Lourenço, ao quilómetro 8 da prova. As causas do óbito ainda não são conhecidas e serão apuradas através dos procedimentos habituais nestas situações", adiantou, a organização da prova, em comunicado de imprensa.

O homem de 53 anos, proveniente da ilha de São Jorge, foi "socorrido de imediato pelos bombeiros da Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Maria", sendo posteriormente transportado para o Centro de Saúde de Vila do Porto, onde foi declarado o óbito.

"A organização assumiu como prioridade dar todo o apoio psicológico e logístico à família e aos companheiros de equipa do participante, tendo cancelado de imediato a prova", adiantou, em comunicado de imprensa.

A terceira edição da Columbus Trail, iniciou-se este sábado de manhã, na ilha de Santa Maria, com três provas: a Columbus Grand Trail (77km), a Columbus Marathon (42km) e a Columbus Half Marathon (22km).

Participavam nas provas cerca de 250 atletas de 11 nacionalidades diferentes.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.