Sábado – Pense por si

As maiores tragédias aéreas que deixaram o futebol de luto

Cátia Andrea Costa 29 de novembro de 2016 às 14:45

A primeira aconteceu em 1949 e vitimou a equipa do Torino, que tinha vindo jogar a Lisboa com o Benfica. No total, são mais de 220 as vítimas de desastres aéreos que atingiram equipas de futebol. Um dos casos mais mediáticos atingiu o Manchester United

O acidente que vitimou grande parte da equipa brasileira da Chapecoense, na madrugada desta terça-feira, perto de Medellin, na Colômbia, é o mais recente de uma longa lista de tragédias aéreas que envolveram clubes de futebol. O primeiro aconteceu em 1949 e ainda hoje é recordado pelo Benfica pois envolveu o Torino, equipa que regressava a "casa" depois de um amigável em Lisboa. O último ocorrera, no Gabão, em 1993, e dizimou a equipa da Zâmbia. No total, são 226 vítimas mortais - números que não incluem os mortos do acidente em Medellin. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.