O acidente aconteceu quando o o norte-americano andava de bicicleta em Rimini, São Marino. Hayden terá sofrido várias lesões no tórax e no crânio.
Maurizio Bufalini Hospital has announced American motorcycle racer Nicky Hayden has died
Hayden era o herdeiro de uma família da ampla tradição motociclista - tanto o pai Earl, como os irmãos Roger e Tommy correm em diferentes competições nos Estados Unidos.
Do norte-americano, que atingiu o expoente máximo da carreira com o título mundial na categoria rainha do motociclismo em 2006, recordam-lhe a postura 'cool', o desportivismo, os gestos de generosidade, como aquele que teve para com Valentino Rossi no seu grande prémio de despedida: em vez de ceder à emoção, aproximou-se do italiano, que tinha acabado de perder o título mundial, e consolou-o.
Hayden nasceu a 30 de Julho de 1981, em Owensboro, no Kentucky, estreou-se no Mundial de MotoGP em 2003, ao comando de uma Honda, e com o 'peso' de ser uma das promessas mais seguras da última fornada do motociclismo norte-americano, então fortemente representado por Kenny Roberts Jr., campeão mundial de 500cc em 2000, Colin Edwards e John Hopkins.
Extrovertido e simpático, o Kentucky Kid estava destinado a ser piloto: começou no motociclismo aos três anos e um ano mais tarde já corria, seguindo religiosamente, pela televisão, os seus ídolos da época. Aos 11 anos, disputou a sua primeira prova de velocidade com umaminibike e, aos 16, já era profissional.
Hayden chegou à categoria rainha, depois de se ter sagrado o mais jovem vencedor do campeonato norte-americano de Superbikes, para ser o companheiro de equipa de Rossi e para abraçar o dorsal 69, o mesmo que o seu pai costumava usar -- a justificação, segundo Earl, era que o número era o único que se conseguia ler da mesma maneira, visto de cima ou de baixo.
No primeiro ano no MotoGP, terminou o campeonato em quinto, um feito que lhe valeu o prémio derookie do ano, mas no seguinte teve uma época difícil, sendo alvo de muitas críticas.
A primeira de três vitórias chegou em 2005, em "casa", no circuito de Laguna Seca, e o único título um ano depois, à frente de Rossi, o pentacampeão em título. A partir daí, nada foi igual: apesar de a sua moto estar equipada com o número 1, Hayden não mais descobriu a fórmula do sucesso, ficando sucessivamente fora dotop5 do Mundial (o sexto lugar de 2008 foi o seu melhor resultado).
Depois de uma trajectória de 12 anos no MotoGP, de 2003 a 2008 na Honda, entre 2009 e 2013 na Ducati, e nas duas derradeiras temporadas numa Honda satélite, Hayden, com problemas numa mão, mudou-se para o Mundial de Superbike em 2016 e por lá ficou até agora.
Hoje, o norte-americano, que estava há cinco dias internado em estado grave, com danos cerebrais e com prognóstico reservado, deixou de lutar.