Secções
Entrar

"Uma personalidade única." As reações à morte de Pinto da Costa

Leonor Riso , Lusa 15 de fevereiro de 2025 às 20:43

O ex-presidente dos "dragões" morreu este sábado, dia 15, aos 87 anos.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, morreu este sábado, dia 15, aos 87 anos. O Presidente da República já dirigiu uma mensagem através do site da Presidência, apresentando "as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube".

"Fá-lo recordando que, no início dos anos 80, era, então, jovem membro do governo quando conheceu quem levaria o seu clube a inúmeras vitórias nacionais e internacionais. Mais tarde, muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos, uma personalidade, uma determinação e um estilo muito próprio, que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências. Neste momento em que o juízo a formular deve ser o mais possível distanciado, o que mais deve avultar é aquilo que o país fica a dever de prestígio externo num período inseparável da sua liderança", lê-se na mensagem. 

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já reagiu à sua morte através de uma mensagem no X: 

O FC Porto também confirmou a morte na conta oficial de X.

André Villas-Boas, atual presidente do FC Porto, também deixou a sua homenagem: 

"É um momento de consternação profunda e de triste pesar para todos os Portistas e para o futebol nacional e internacional. Vemos partir um homem que marcou o FC Porto, os seus Associados e Adeptos, o Portismo, a cidade do Porto, a região Norte e o País. O Presidente dos Presidentes dedicou toda uma vida para colocar e elevar o nome da Instituição ao topo do mundo. Entregou-se de corpo e alma ao Clube e pelo caminho formou homens e mulheres, jogadores e atletas orientados para a vitória e assentes na defesa dos mais elevados princípios com que defendeu o nosso símbolo e ajudou a formatar os valores do Futebol Clube do Porto. O FC Porto abraçá-lo-á na eternidade guiando-se sempre pelo seu amor pelo Clube. À família enlutada, aos filhos Alexandre e Joana, os meus mais sinceros pêsames."

O recém-eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) Pedro Proença também lamentou a morte de Pinto da Costa. "Das Antas ao Dragão, de Viena a Gelsenkirchen, de Sevilha a Tóquio, as suas conquistas serão eternas, o seu legado será honrado e a sua memória será respeitada. Despeço-me com gratidão. Até sempre, Amigo Presidente", escreveu Pedro Proença.

O novo presidente da FPF, de saída da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que presidiu a partir de 2015, assinalou também o "palmarés único a nível nacional e internacional" de Pinto da Costa, um dirigente histórico que dedicou 42 anos da vida ao FC Porto.

"Recordo a amizade, os ensinamentos e o respeito mútuo ao longo de décadas de convivência numa indústria para cujo crescimento e emancipação tanto contribuiu, tendo mesmo presidido à Liga Portugal entre 1995 e 1996", considerou o antigo árbitro.

Também o Boavista já lamentou a morte do dirigente azul e branco: 

Na conta oficial da Liga Portugal, também foi deixada uma mensagem: 

A claque Super Dragões publicou uma imagem no Instagram: 

Fernando Gomes, presidente cessante da FPF, manifestou o seu pesar. "O futebol - e o Desporto - português despede-se de um dos seus mais relevantes protagonistas. Ficam gravadas na história as muitas conquistas durante a sua presidência no FC Porto, tantas que lhe conferiram o título de dirigente mais titulado do mundo. Transformou o clube numa potência nacional de futebol – 23 campeonatos ganhos em 42 anos de presidência – e esculpiu no cenário internacional o seu espaço de prestígio para o qual contribuiu a conquista dos dois títulos de campeão europeu os dois triunfos na Liga Europa, outros tantos na Taça Intercontinental e ainda numa Supertaça Europeia."

O Sporting Clube de Braga também deixou as suas "públicas condolências": 

O Estrela da Amadora também deixou "sentidos pêsames": 

Diogo Costa, capitão do FC Porto, reagiu via Instagram: 

Bruno Lage, treinador do Benfica, deixou os seus sentimentos durante a conferência de imprensa pós-jogo entre o Benfica e o Santa Clara: 

José Mourinho expressou uma "honra tremenda" em ter trabalhado com Pinto da Costa: 

Pedro Nuno Santos, o líder do PS, também se despediu do ex-presidente do seu clube:

(em atualização)

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela