Secções
Entrar

Sporting sagra-se campeão depois da derrota do Benfica

Débora Calheiros Lourenço 05 de maio de 2024 às 22:27

É esperado que a festa do título se prolongue pela noite com a presença dos jogadores leoninos, especialmente na zona do Marquês de Pombal, onde a estação de metro já se encontra encerrada.

O Sporting sagrou-se esta noite campeão nacional pela vigésima vez depois de o Benfica perder por duas bolas a zero com o Famalicão, na 32.ª jornada da I Liga.  

Em Vila Nova de Famalicão, os 'encarnados' sabiam que apenas um triunfo impedia os 'leões' de conquistarem o título já hoje, mas Puma Rodriguez, aos 71, e Zaydou, aos 85, garantiram o triunfo dos famalicenses.

Com este resultado, o Sporting, que no sábado venceu em casa o Portimonense (3-0), volta a conquistar o título, depois do último em 2020/21, somando 84 pontos, mais oito do que o Benfica, quando estão apenas duas jornadas por disputar.

É esperado que a festa do título se prolongue pela noite com a presença dos jogadores leoninos, especialmente na zona do Marquês de Pombal, onde a estação de metro já se encontra encerrada.

Lusa
1 de 3
Foto: Manuel de Almeida/Lusa
Foto: Manuel de Almeida/Lusa
Foto: Manuel de Almeida/Lusa

Benfica perde contra o Famalicão

O Famalicão venceu hoje o Benfica, por 2-0, no jogo que encerrou a 32.ª jornada da I Liga, e 'ofereceu' o título nacional de futebol ao Sporting.

Com a derrota dos 'encarnados', o Sporting sagrou-se assim campeão nacional de futebol, depois de este sábado ter vencido o Portimonense, por 3-0, numa altura em que faltam duas jornadas para o final do campeonato.

Num arranque de jogo frenético, o Benfica conseguiu colocar a bola dentro da baliza logo aos três minutos, mas o lance foi prontamente anulado por fora de jogo de Di Maria.

Dois minutos depois foi a vez do Famalicão de gritar golo, mas também Jhonder Cádiz foi apanhado em posição irregular e o lance também foi invalidado pelo árbitro.

O equilíbrio manteve-se ao longo dos restantes 45 minutos com as duas equipas a manterem-se perigosas junto das balizas.

Aos 18 minutos, os 'encarnados' estiveram muito perto de abrir a contagem mais valeu uma defesa atenta de Luiz Júnior a um remate de Marcos Leonardo, após um cruzamento de Di Maria.

Na resposta, Zaydou Youssouf rematou, de fora da área, em posição frontal, obrigando a Trubin a uma defesa apertada.

Nesta fase da partida, a equipa famalicense conseguiu ganhar algum ascendente sobre a formação benfiquista e a pressão foi evidente. Aos 25 minutos, Cádiz perdeu uma boa oportunidade. Após um cruzamento ao segundo poste, Gustavo Sá assistiu o avançado venezuelano que apenas tinha o guardião benfiquista pela frente. Atirou por cima.

Logo de seguida, Puma Rodríguez volta a entusiasmar os presentes no Municipal de Famalicão completamente cheio. O jogador da equipa famalicense atirou em arco, ao poste.

O Benfica respondeu no minuto seguinte e, em contra-ataque, Kokçu correu para a área onde rematou à malha lateral.

Ao intervalo, Roger Schmidt fez alterações e refrescou a equipa para a segunda parte. Com estas mudanças o Famalicão passou a sentir muitas dificuldades para sair a jogar. O Benfica ficou, claramente, melhor com as mexidas. O técnico 'encarnado' colocou em campo Rafa, Arthur Cabral e Florentino para os lugares de Kokçu, Neres e Marcos Leonardo.

João Neves, aos 56 minutos, fez o gosto ao pé e, de fora da área, atirou com força para uma boa defesa de Luiz Júnior.

Entretanto, o Famalicão também fez alterações na equipa e a partida voltou a equilibrar.

A formação famalicense conseguiu mesmo adiantar-se no marcador, aos 71 minutos, por intermédio de Puma Rodríguez. Gustavo Sá assistiu o panamiano que correu para o meio e rematou para dentro da baliza, sem hipótese para Trubin.

Já bem perto do minuto 80, foram lançadas três tochas de fora do estádio e uma delas quase acertava nos suplentes do Benfica que estavam a aquecer. Enquanto isso, os adeptos benfiquistas entoavam cânticos contra a equipa e insultavam o treinador. É de salientar que durante quase todo o jogo, estes mesmos adeptos estiveram quase sempre calados, sem apoiar a equipa.

Devido a este incidente, a partida esteve interrompida durante alguns minutos.

A sentença do Benfica foi dada aos 85 minutos, altura em que o Famalicão aumentou a vantagem. Depois de um erro de Florentino, Topic lançou Zaydou e, frente a frente com Trubin, o médio fez o segundo sem hesitar.

No final, nas bancadas onde estavam os adeptos do Benfica houve muita contestação. Roger Schmidt e os jogadores chegaram junto da bancada e foram fortemente vaiados após a derrota que deu o título de campeão nacional ao Sporting.

Com Lusa

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela