Secções
Entrar

Silas, de discípulo de Mourinho e Jesus a treinador do Sporting

27 de setembro de 2019 às 12:32

Como jogador foi orientado por dois dos maiores técnicos portugueses da atualidade e chegou a treinador de uma equipa principal com o Belenenses, apenas no início do ano passado. Agora cabe-lhe salvar um início de época despontante dos "leões".

Silaschega ao comando técnico doSportingaos 43 anos, com um percurso relâmpago como treinador que o impede ainda de ter o nível quatro da profissão, o exigido na I Liga de futebol.

Recentemente, Jorge Manuel Fernandes, conhecido no futebol como Silas, revelou estar ansioso para tirar o quarto nível, explicando que a certificação que possui não lhe permitia sequer levantar-se do banco.

"Não nos é permitido levantar, temos de estar sentados. No banco do Restelo era mais fácil porque estamos mais altos. Não poder estar de pé tira-nos capacidade de análise ao jogo", disse Silas em entrevista ao jornal A Bola.

Um cenário que não impediu o Sporting de apostar agora no antigo internacional luso para tomar conta da equipa de futebol, dois meses após o início da época e com as saídas de Marcel Keizer e depois do interino Leonel Pontes.

Silas chega ao reino do 'leão' com pouco currículo, depois de uma passagem de pouco mais de ano e meio pelo Belenenses SAD, ao qual também tinha chegado mais de meio ano após 'pendurar' as botas de uma carreira de 22 anos de jogador.

A experiência como treinador chegou de rompante, em janeiro de 2018, com o antigo médio a substituir então Domingos Paciência no Belenenses.

Silas notabilizou-se pela longa carreira de jogador, em que chegou a ser treinado por José Mourinho na União de Leiria, ou Jorge Jesus noBelenenses, e teve experiências fora de Portugal, no Wolverhampton, em Espanha ou no Chipre.

Para Silas, sair do Belenenses SAD acabou por ser tão imprevisível quanto a sua entrada em janeiro de 2018, com uma tarefa em que deixou o clube em 12.º em 2017/18 e em nono na última época, a de 2018/19.

Na atual, e com uma relação assumidamente desgastada com a administração liderada por Rui Pedro Soares, Silas não 'sobreviveu' à quarta jornada e à derrota em casa com o Boavista, num momento em que a equipa seguia no 17.º e penúltimo lugar.

No Sporting, Silas regressa a uma casa pela qual passou ainda muito criança, nos escalões de infantis, aos 12 anos, antes de sair para o Atlético, clube em que prosseguiu a formação até chegar em 1998 aos seniores.

Após seis jornadas, Silas vai encontrar o Sporting no sétimo lugar do campeonato, com oito pontos e a igual distância do Famalicão, que lidera, com 16, enquanto os rivais Benfica e FC Porto somam 15.

A estreia de Silas está prevista para a próxima segunda-feira, quando o Sporting visitar o Desportivo das Aves, na sétima jornada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela