Secções
Entrar

Paulo Gonçalves em terceiro no Dakar

09 de janeiro de 2017 às 20:03

A passagem do Dakar pela Bolívia não correu bem e a chuva, que já tinha anulado a sexta etapa, levou hoje à redução do total da especial

Ricky Brabec, motociclista norte-americano da Honda, foi o surpreendente vencedor da sétima etapa do rali de todo-o-terreno Dakar2017, deixando o português Paulo Gonçalves em segundo lugar.

O norte-americano de 25 anos, que se estreou na edição de 2016, consegue em Uyani, na Bolívia, o seu primeiro grande triunfo, com 2:03.49 horas na ligação iniciada em La Paz e que teve somente 161 quiómetros cronometrados.

A passagem do Dakar pela Bolívia não correu bem e a chuva, que já tinha anulado a sexta etapa, levou hoje à redução do total da especial, que deveria ter mais do dobro, o que minora os efeitos da etapa maratona - para terça-feira, os pilotos ficam no 'bivouac' em Uyuni, sem poder recorrer a assistência mecânica de terceiros.

Paulo Gonçalves foi o mais rápido dos principais 'motards' e chegou a ser dado como vencedor da tirada, mas seria superado por 1.44 minutos por Brabec, que é apenas o 14.º da geral.

Com este segundo lugar, Gonçalves subiu uma posição na geral, para oitavo, e consolida-se como o melhor dos portugueses em prova. Segue a 1:05.22 horas do líder, o inglês Sam Sunderland (KTM), o que inclui uma penalização de 48.20 minutos - sem esse castigo, por reabastecimento irregular, seria segundo.

Sunderland ganhou tempo aos principais adversários: cinco minutos ao chileno Pablo Quintanilla, da Husqvarna (passa a estar a 17.45), e seis ao francês Adrien van Beveren, da Yamaha (está agora a 22.16).

Além de Paulo Gonçalves, há mais três portugueses entre os 20 melhores do Dakar207, todos com prestações ligeiramente abaixo das expetativas na etapa de hoje.

Joaquim Rodrigues (Hero) terminou a etapa em 20.º e na geral desceu um lugar, para 11.º, a 1:23.18. Já Hélder Rodrigues (Yamaha) concluiu como 26.º e perdeu também um lugar, para 13.º, a 1:43.09. Mário Patrão (KTM) fez 29.º no dia e na geral é o 20.º, a 2:05.59.

Nos automóveis, o primeiro na tirada foi o francês Stephane Peterhansel (Peugeot), a consolidar mais um pouco a liderança na geral. Triunfou em 1:54.08 e deixou a 48 segundos o seu compatriota e companheiro de equipa Sebastien Loeb.

A luta pelo triunfo final continua centrada neste dois pilotos e Peterhansel aumentou a vantagem sobre Loeb para 1.57. Ainda na luta está o Toyota do espanhol Nani Roma (a 11.07), que ultrapassou o francês Cyril Despres, da Peugeot (a 14.01).

Na terça-feira, a caravana deixa o Altiplano da Bolívia e regressa à Argentina, com muitos vaus e dunas nos 492 quilómetros do percurso cronometrado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela