Secções
Entrar

Origem de FC Porto e Benfica envolta em "falsas verdades"

13 de outubro de 2015 às 18:12

Quem o diz é o historiador Ricardo Serrano, no seu livro "Mitos do Futebol Português". Por seu lado, o Sporting tem uma génese documentada de forma "intelectualmente mais isenta"

O historiador Ricardo Serrado defende no livro "Mitos do Futebol Português" que a fundação do Benfica e do FC Porto está envolta em "falsas verdades", ao contrário do Sporting, cuja génese é documentada "de forma intelectualmente mais isenta".


No livro, que será apresentado em fins de Outubro ou início de Novembro, em Lisboa, o autor defende que o FC Porto foi fundado em 1906 e não em 1893 - como alega o clube portuense - e que Cosme Damião não foi um dos fundadores do Benfica.


"Em 1953 ou 1954 descobriu-se que tinha sido fundada uma colectividade chamada Futebol Clube do Porto em 1893. Não há rigorosamente nada - nenhuma prova, nenhum documento - que comprove que esse é mesmo Futebol Clube do Porto nascido em 1906", disse Ricardo Serrado à agência Lusa.


O autor, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, advertiu que, "pelo contrário, o que existem é uma série de fundadores de 1906, que mais tarde vêm a público dizer que o FC Porto de 1906 não tem nada a ver com o FC Porto de 1893".


Ricardo Serrado defendeu também que "não há qualquer indício de que Cosme Damião tenha sido fundador do Sport Lisboa", o clube que está na origem do actual bicampeão português de futebol, na sequência da fusão com o Grupo Sport Benfica.


"Não há qualquer referência à presença de Cosme Damião no Sport Lisboa durante 1904, ano em que o clube é criado, em nenhum dos documentos existentes", assinalou o autor, que também é mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Ao contrário do que sucedeu com os rivais lisboeta e portuense, a história da fundação do Sporting, em 1906, está, segundo Ricardo Serrado, "bem documentada, sem celeumas e escrita de forma intelectualmente mais isenta".


"A história do Sporting não tem qualquer mito por desmontar. Tem, por outro lado, a dúvida sobre o traço aristocrático, que é uma realidade. O que não quer dizer que não tenha vindo a ser diluído ao longo do tempo", notou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela