Secções
Entrar

NBA: Warriors vencem Cavaliers no primeiro jogo da final

03 de junho de 2016 às 09:04

Os campeões Golden State Warriors bateram os Cleveland Cavaliers por 104-89

As 'segundas figuras' estiveram quinta-feira em grande plano e conduziram os campeões Golden State Warriors a uma categórica vitória sobre os Cleveland Cavaliers (104-89), no primeiro jogo da final da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Com Stephen Curry e Klay Thompson desaparecidos, totalizando o mínimo conjunto de pontos da época (20, quando nunca tinham baixado dos 29), Shawn Livingston, Andre Iguodala e Leandro Barbosa comandaram os Warriors, juntos com Harrison Barnes, Draymond Green e Andrew Bogut.

Livingston bateu o seu recorde nosplay-offs, com 20 pontos, Iguodala, o MVP da época passada, defendeu como sempre e juntou 12 pontos, sete ressaltos e seis assistências, e Barbosa somou 11 pontos, em igual número de minutos.

O banco dos campeões deu uma 'abada' ao dos 'Cavs' (45-10), mas os titulares Green (16 pontos, 11 ressaltos e sete assistências), Barnes (11 pontos) e Bogut (10) também foram determinantes, ao contrário de Curry (11) e Thompson (nove).

Do lado dos Cavaliers, Kyrie Irving foi o melhor marcador do jogo, com 26 pontos, mas só marcou sete de 22 'tiros' de campo e esqueceu-se quase sempre de defender, enquanto LeBron James somou 23 pontos, 12 ressaltos e nove assistências e Kevin Love totalizou 17 pontos e 13 ressaltos.

Quanto aos restantes jogadores, salvou-se Tristan Thompson, com 10 pontos e 12 ressaltos, merecendo destaque, pela negativa, os escassos três pontos de J. R. Smith, graças a um triplo já sobre o final do encontro.

Kevin Love até abriu o encontro com um triplo (0-3), mas os anfitriões assumiram rapidamente o comando e passaram para a frente do marcador, chegando a sete pontos à maior.

O período inicial fechou com 28-24, mas, no segundo, os Warriors voltaram a fugir e chegaram a liderar para 14 (43-29), mesmo sem Curry e Thompson.

Irving (13 pontos), Love (11) e LeBron (10) eram os três melhores marcadores a meio, mas, do outro lado, as 'segundas' figuras mantiveram os campeões na frente, com a diferença a fixar-se nos nove pontos (52-43) ao intervalo.

Os Warriors reentraram melhor na segunda parte (56-45), mas os 'Cavs' aproximaram-se (56-52), com Irving em destaque, e, com Love em evidência, lograram as primeiras lideranças (63-64, 65-66 e 67-68) após o 'triplo' inicial.

O equilíbrio viria, porém, a esfumar-se rapidamente, já que, com Livingston, Iguodala e Barbosa em grande, os Warriors lograram um parcial de 15-0, entre a parte final do terceiro período, que fechou com 74-68, e o início do quarto.

Os anfitriões chegaram à maior vantagem no jogo (82-68), mas ainda a aumentaram para 20 pontos (96-76, a 5.45 minutos do final), isto com Curry e Thompson no banco.

Já em desespero, os 'Cavs' ainda se recolocaram a 11 (96-85 e 98-87), mas, então, Curry acertou um triplo (três em oito, para um total de quatro em 15 nos 'tiros' de campo) e Thompson outro (um em cinco, para um total de quatro em 12 nos 'tiros' de campo) e o jogo fechou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela