Secções
Entrar

Nacional vai voltar à I Liga

05 de maio de 2018 às 18:28

Ainda com dois jogos por disputar o Nacional já assegurou um dos dois lugares de subida mais quatro do que o Santa Clara.

O Nacional assegurou hoje a 19.ª presença no principal escalão do futebol português, depois de uma época na II Liga, ao beneficiar das derrotas de Académica e Penafiel na 37.ª e penúltima jornada da divisão secundária.

Ainda com dois jogos por disputar, incluindo a visita ao Arouca, no domingo, o Nacional já assegurou um dos dois lugares de subida, ao somar 67 pontos, mais quatro do que o Santa Clara, única equipa que ainda pode alcançar os madeirenses.

Graças aos desaires caseiros de Académica e Penafiel, a formação madeirense junta-se aos conterrâneos Marítimo, depois da despromoção em 2016/17, após uma temporada sob o comando de Costinha.

O trabalho do técnico chegou a ser contestado ao longo da primeira volta, devido a algumas oscilações exibicionais e também nos resultados, mas acabou por sair por cima, ao conquistar 38 pontos na segunda volta, depois de somar 29 na primeira.

O Nacional, fundado em 1910, estreou-se em 1988/89 no principal escalão, no qual permaneceu três temporadas.

Seguiu-se um interregno entre 1991/92 e 2001/02 e, já sob a presidência de Rui Alves, o regresso ao convívio entre os 'grandes', onde ficou durante 15 temporadas seguidas.

E logo na primeira época, em 2003/04, conseguiu a melhor classificação de sempre, o quarto lugar, sob o comando de Casemiro Mior, que viria a repetir em 2008/09, com Manuel Machado no comando técnico.

Rui Alves, após um interregno na sua governação, e, apesar da descida, recolocou o clube na I Liga, numa temporada em que a Choupana foi uma verdadeira 'fortaleza' para o clube, onde só perdeu uma vez, frente ao Real Massamá (4-0).

Em casa, além desse desaire, o Nacional somou 11 vitórias e seis empates e fora conquistou sete triunfos, outras tantas igualdades e quatro derrotas.

Na competitiva 'maratona' da II Liga, de 38 jornadas, o Nacional não perde há 15 jogos e detém o melhor ataque (com 71 golos).

Ricardo Gomes é o melhor marcador da II Liga, com 20 golos, mais dois do que o compatriota Ricardo Vinícius, do Santa Clara.

O treinador Costinha afirmou ainda no 'onze' madeirense quatro futebolistas insulares, casos dos defesas Nuno Campos e Diogo Coelho, do médio Jota e do avançado João Camacho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela