Secções
Entrar

Imane Khelif avança na justiça contra J. K. Rowling e Elon Musk

Leonor Riso 14 de agosto de 2024 às 08:53

A escritora e o empresário são identificados na queixa feita por "atos agravados de cyberbullying", confirmou o advogado da pugilista argelina no centro de uma polémica sobre o seu género.

A escritora J. K. Rowling e o empresário Elon Musk são alguns dos nomes que figuram na queixa de cyberbullying interposta pela campeã olímpica de pugilismo Imane Khelif. De acordo com a revista norte-americana Variety, Imane Khelif avançou na justiça francesa contra os autores de publicações nas redes sociais feitas devido à polémica sobre o seu género. 

REUTERS/Ramzi Boudina

A queixa por "atos agravados de cyberbullying" foi confirmada à revista por Nabil Boudi, advogado de Khelif baseado em Paris. Será analisada pelo centro contra o ódio online da Procuradoria de Paris e foi interposta contra o X, o que na lei francesa é como se fosse contra desconhecidos. Porém, o advogado garante que J. K. Rowling e Elon Musk são identificados, a par de Donald Trump. "O que pedimos à Procuradoria é que investigue não só estas pessoas, mas quem achar necessário. Se o caso chegar a tribunal, irão enfrentar julgamento."

Nabil Boudi lembrou que a instituição pode atingir pessoas no estrangeiro, devido a acordos de assistência legal. 

Imane Khelif venceu a medalha de ouro na categoria de -69 kg nos Jogos Olímpicos e esteve no centro de uma polémica após o seu combate contra a pugilista italiana Angela Carini, que abandonou a competição segundos após começar dizendo que os murros eram muito fortes. Entretanto, a italiana já pediu desculpas à adversária. 

"Não era a minha intenção. Na verdade, quero pedir-lhe desculpa a ela e a todas as outras pessoas. Estava zangada porque os meus Olímpicos se tinham esfumado", afirmou. "Se o Comité Olímpico disse que ela pode lutar, eu respeito essa decisão."

Após o combate com Carini, várias pessoas fizeram comentários contra Imane Khelif, que nasceu mulher e respeita os critérios olímpicos para lutar, como reafirmou o COI. Porém, foi acusada de ser transgénero ou intersexo. 

J. K. Rowling, a criadora da saga Harry Potter, publicou uma fotografia do combate entre Imane Khelif e Angela Carini acusando a primeira de ser um homem a "apreciar a angústia de uma mulher cuja cabeça esmurrou". Elon Musk fez retweet de um tweet da nadadora norte-americana Riley Gaines a dizer que os homens nao pertencem aos desportos de mulheres, acrescentando "absolutamente". 

Trump também publicou a mensagem "vou manter os homens longe do desporto feminino". 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela