Secções
Entrar

Ex-jogador do Arsenal admite tráfico de canábis e arrisca 14 anos de prisão

Luana Augusto 22 de maio de 2025 às 20:30

Jay Emmanuel-Thomas foi apanhado em setembro do ano passado com 60 quilos de canábis. Na altura negou as acusações, mas agora mudou a sua versão e pode arriscar uma pena de 14 anos de prisão.

O jogador de futebol Jay Emmanuel-Thomas admitiu ter orquestrado o tráfico de 60 quilos de canábis, avaliado em cerca de 700 mil euros. Segundo a Agência Nacional do Crime do Reino Unido (NCA), arrisca agora uma pena de 14 anos de prisão.

DR

O ex-jogador do Arsenal encontra-se detido desde setembro de 2024. Na altura, foi intercetado pela Agência Nacional de Crimes inglesa no Aeroporto de Stansted, em Londres, que o apanhou com 60 quilos de droga. O seu voo era proveniente da Tailândia.

Com ele seguiam duas mulheres, que terão sido recrutadas também para este fim e que foram acusadas pelo crime de tráfico de droga. Todos negaram a acusação inicial, no entanto, ao contrário do que se sucedeu com Jay Emmanuel-Thomas, as duas mulheres contaram terem sido enganadas. 

Após análises ao telemóvel do jogador, a procuradoria decidiu retirar as acusações contra estas duas mulheres. Concluiu-se que elas pensavam levar ouro em quatro malas e não canábis.

"Grupos deste crime organizado obtinham lucros significativos ao traficar e vender canábis de alta qualidade, cultivada legalmente nos EUA, Canadá e Tailândia, ilegalmente no Reino Unido", começou por explicar David Philips, investigador sênior da NCA, num comunicado. "Criminosos organizados como Thomas podiam ser muito persuasivos e oferecer o pagamento a transportadores, mas o risco de ser apanhado era muito alto e simplesmente não valia a pena."

Segundo a NCA, o caso que decorre no Tribunal de Chelmsford chegou a ser adiado na quarta-feira, com a data de sentença a ser confirmada, mas caso seja considerado culpado poderá ser condenado à pena máxima atribuída a este tipo de crimes. No Reino Unido corresponde a 14 anos de prisão, adianta ainda a NCA.

"Acredita-se que Thomas foi o intermediário entre fornecedores na Tailândia e traficantes no Reino Unido", acrescentou a agência num comunicado enviado à imprensa.

Emmanuel-Thomas já jogou por equipas da Premier League como o Arsenal ou o Ipswich Town, e estava a jogar desde julho do ano passado pelo clube escocês Greenock Morton, quando foi preso. O clube rescindiu posteriormente o seu contrato de seis meses com efeitos imediatos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela