Secções
Entrar

Equipa de futebol americano Washington Redskins muda de nome, considerado de teor racista

13 de julho de 2020 às 16:22

A equipa explica que, após "análise aprofundada", chegou à conclusão de que o nome é racista, assim como o logótipo.

A equipa de Washington de futebol americano, até aqui denominada de Redskins, vai abandonar essa designação, considerada de teor racista, para designar nativos da América do Norte, anunciou hoje o clube.

Em comunicado, a equipa explica que, após "análise aprofundada", chegou à conclusão de que o nome é racista, assim como o logótipo, que identifica um índio, sendo que ambos serão agora substituídos.

"Queremos manter patrocinadores e adeptos informados sobre o processo" de escolha do novo nome e símbolo, acrescenta o clube.

A equipa, assim chamada há 87 anos, tem sido acusada ao longo de décadas de racismo, sobretudo por organizações de nativos americanos, com a mudança a ser provocada pela pressão - social e económica, por parte de alguns patrocinadores -- após a morte do afro-americano George Floyd, no fim de maio, devido à ação policial.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela