Secções
Entrar

Dakar2019: Toby Price e Nasser Al-Attiyah conquistam rali

17 de janeiro de 2019 às 21:01

O qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota) conquistou o seu terceiro triunfo nos carros, enquanto Toby Price, da KTM, venceu nas motas o seu segundo Dakar.

O australiano Toby Price (KTM), nas motas, e o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota), nos carros, venceram hoje a edição de 2019 do rali todo-o-terreno Dakar, após a 10.ª e última etapa, que terminou em Lima.

Toby Price, de 31 anos, apesar de lesionado no pulso direito, impôs-se hoje nos 112 quilómetros cronometrados da derradeira tirada e voltou a vencer a prova que tinha conquistado em 2016, naquele que foi o 18.º triunfo consecutivo da KTM, com 9.13 minutos de avanço sobre o austríaco e seu companheiro de equipa Matthias Walkner.

Nos carros, Al-Attiyah, que liderou praticamente todo o rali, somou o seu terceiro triunfo, depois de ter vencido a prova em 2011 e 2015, à frente do espanhol Nani Roma (Mini) e do francês Sebastien Loeb (Peugeot), nove vezes campeão do mundo de ralis, segundo e terceiro classificados, a 46.42 minutos e 1:54.18 horas, respetivamente.

O piloto natural do Qatar assegurou o primeiro título à Toyota, na oitava participação da marca japonesa, ao terminar no 12.º lugar a última etapa, a 9.01 minutos do espanhol Carlos Sainz (Mini), vencedor no ano passado, que se impôs em 1.20.01 horas.

A vitória nas motas esteve em aberto até ao último dia do rali, com os dois primeiros a iniciarem a etapa de hoje com uma diferença de pouco mais de um minuto.

Mas, Price, que tinha fraturado o escafoide direito em dezembro de 2018, segurou o triunfo ao vencer a última etapa, em 1:14.01 horas, menos 2.21 minutos do que o chileno Jose Cornejo (Honda) e menos 2.38 em relação ao austríaco Matthias Walkner (KTM), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O australiano terminou a prova com 9.13 minutos de avanço sobre Walkner, seu companheiro de equipa e vencedor do rali em 2018.

A KTM conquistou o 18.º Dakar consecutivo e fez o pleno no pódio, com a subida do britânico Sam Sunderland, campeão em 2017, ao terceiro lugar, a 13.34 minutos de Price.

O chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna), que partiu do segundo lugar, foi relegado para o quarto posto, a 20.46 minutos, após uma queda na tirada, que terminou no 22.º posto, a 19.44 de Price.

O luso-alemão Sebastian Bühler (KTM) foi o primeiro 'rookie' a terminar a etapa de hoje, no 10.º lugar, a 10.41 do vencedor, enquanto Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) concluiu a etapa no 12.º posto, a 13.55.

Mesmo assim, Joaquim Rodrigues Jr. garantiu o estatuto de português mais bem classificado nas motas, com o 17.º lugar, a 5:21.19 de Price, à frente de Bühler, 20.º, a 6:54.10.

O argentino Nicolas Cavigliasso (Yamaha), o chileno Francisco Lopez Contardo (Can-Am) e o russo Eduard Nikolaev (Kamaz) venceram em 'quads', SxS e camiões, respetivamente.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela