Secções
Entrar

Com os Jogos Olímpicos em vista, Naomi Osaka opta pela nacionalidade japonesa

10 de outubro de 2019 às 13:21

A jogadora, de 21 anos, estava obrigada a escolher uma de entre a nacionalidade japonesa e norte-americana até completar 22 anos, conforme estabelece a lei nipónica.

A tenistaNaomi Osakaoptou pela cidadania japonesa e abdicou da nacionalidade norte-americana, para poder representar o Japão nosJogos Olímpicosde 2020, em Tóquio, informou hoje a NHK, televisão pública do Japão. A jogadora, de 21 anos, estava obrigada a escolher uma de entre as duas nacionalidades até completar 22 anos, conforme estabelece a lei nipónica.

De mãe japonesa e pai haitiano, Osaka optou pelo seu país de nascimento, de forma a poder representar o Japão nos Jogos Olímpicos, apesar de ter crescido nos Estados Unidos e de possuir passaporte americano. "Para mim será um sentimento especial poder representar o Japão nos Jogos de Tóquio. Creio que vou conseguir sentir mais as minhas emoções ao jogar pelo orgulho do país", disse Osaka à NHK.

Osaka, vencedora no domingo do torneio de Pequim e atual terceira no 'ranking' mundial, já tinha representado o Japão na Fed Cup e na Hopman Cup. A jogadora nascida em Osaka foi a primeira japonesa a vencer um torneio do Grand Slam, ao derrotar Serena Williams na final do US Open em 2018, meses antes de ganhar também o Open da Austrália, no arranque de 2019.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela