Secções
Entrar

Chegou ao fim a era Berlusconi no AC Milan

14 de abril de 2017 às 12:02

Este é o maior investimento de sempre com capital chinês num clube europeu. AC Milan estava há cinco anos envolvido numa grave crise financeira


Um consórcio chinês confirmou a compra do AC Milan, por 740 milhões de euros, à Finivest, empresa do antigo primeiro-ministro de Itália Silvio Berlusconi, que detém 99,93 por cento do clube italiano. O negócio, o maior investimento de sempre com capital chinês num clube europeu, surge depois de o grupo chinês Suning ter pago 270 milhões de euros por 70% do Inter de Milão, outro gigante italiano.

1 de 8

Num comunicado conjunto, a Finivest confirma que vendeu a totalidade da sua participação de 99,93% no clube à Rossoneri Sport Investment Lux, empresa com sede no Luxemburgo e controlada pelo empresário chinês Li Yonghong.

Os 740 milhões que serão pagos a Berlusconi incluem os 220 milhões de euros de dívida do clube "rossonero". Os novos donos do clube comprometeram-se a recapitalizar o clube, segundo anunciaram em comunicado.

Este é um momento decisivo na história recente do AC Milan, há cinco anos envolvido numa grave crise financeira e desportiva, sendo que agora poderá voltar ao mercado com outra ambição.

Follow the press conference of the new ownership LIVE from #CasaMilan
English audio ? https://t.co/cl3QZUHL93 pic.twitter.com/JwD2W7tccq


Trata-se igualmente do fim de ciclo de Silvio Berlusconi, que adquiriu o clube em 1986, sendo que nestes trinta anos de presidência conquistou 28 troféus, incluindo cinco das sete vitórias na Liga dos Campeões.

Veja aqui o vídeo de agradecimento a Berlusconi, publicado na página oficial do clube italiano:

O negócio esteve para ser fechado em Agosto passado, mas foi adiado por várias vezes, face às restrições impostas pelo Governo chinês na aquisição de activos estrangeiros não-estratégicos, ou em gastos "supérfluos", especialmente na indústria do futebol.

O clube reportou perdas de 93,5 milhões de euros, em 2015, e, apesar de não ter ainda apresentado o relatório de contas, as perdas no ano passado deverão ascender a mais de 70 milhões.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela