Secções
Entrar

Bruno Lage despedido do Benfica

Lusa 17 de setembro de 2025 às 07:12

Anúncio surge depois da derrota dos encarnados frente ao Qarabag .

Bruno Lage deixou esta quarta-feira o comando técnico da equipa de futebol do Benfica, anunciou o presidente dos 'encarnados', Rui Costa, horas depois da (3-2), na primeira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.
Bruno Lage fala de vitória justa
"Queria comunicar a todos os benfiquistas que acabámos de chegar a acordo com Bruno Lage, que deixa de ser treinador do Benfica a partir de hoje. Agradecer ao Bruno tudo o que tentou fazer, tudo o que fez pelo Benfica, todo o empenho que teve ao longo deste ano em que representou o nosso clube, mas infelizmente chegou o momento e entendemos que era o momento de alterar. Contamos no sábado, na Vila das Aves, já ter o novo treinador", disse Rui Costa, em conferência de imprensa no Estádio da Luz, em Lisboa. O anúncio do dirigente coincidiu com um comunicado enviado pela SAD à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), informando que as 'águias' acordaram com o treinador a cessação com efeitos imediatos do contrato que vigorava até junho de 2026.
Lage, de 49 anos, tinha voltado ao Benfica em setembro de 2024 para substituir o alemão Roger Schimdt, na sequência de uma primeira passagem, de 2019 a 2020, mas sai agora ao fim de 10 jogos em 2025/26, com sete vitórias, dois empates e uma derrota. Os 'encarnados' iniciaram a temporada com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira frente ao bicampeão nacional Sporting (1-0), no Algarve, sendo que, depois, qualificaram-se para a fase de liga da Liga dos Campeões, ao afastarem os franceses do Nice na terceira pré-eliminatória e os turcos do Fenerbahçe, então treinados pelo português José Mourinho, no play-off. Uma série de sete vitórias e um empate, com sete jogos consecutivos sem sofrer golos nas diversas competições, pautaram o arranque do Benfica, mas, já depois da primeira paragem da I Liga para os compromissos das seleções nacionais, as 'águias' deixaram-se empatar em tempo de compensação na receção ao Santa Clara (1-1), da quinta jornada, atuando contra 10 unidades desde os 38 minutos, por expulsão do brasileiro Paulo Victor. A contestação dos adeptos agudizou-se na terça-feira, quando o Benfica desaproveitou uma vantagem de dois golos e perdeu na receção ao tetracampeão azeri Qarabag, precipitando o fim da segunda passagem de Bruno Lage pela equipa principal 'encarnada', marcada pela conquista de uma Taça da Liga, na época passada, e de uma Supertaça. Natural de Setúbal, o técnico já tinha vencido uma edição da I Liga, em 2018/19, e outra Supertaça, também diante do Sporting, em 2019, na primeira etapa pelo Benfica, cujos escalões jovens treinou entre 2004 e 2012, passando, depois, pela equipa B, em 2018/19. Entre as duas etapas no conjunto sénior 'encarnado', o antigo adjunto de Carlos Carvalhal nos ingleses do Sheffield Wednesday e nos galeses do Swansea City orientou os também ingleses do Wolverhampton e os brasileiros do Botafogo, sem ter conquistado troféus. Bruno Lage foi o quarto treinador do Benfica na presidência de Rui Costa, iniciada em julho de 2021, na sequência de Jorge Jesus (2021), Nélson Veríssimo (2021/22), que atualmente comanda a equipa B 'encarnada', da II Liga, e Roger Schmidt (2022-2024). As 'águias' oficializaram a mudança técnica a 38 dias das eleições dos órgãos sociais do clube para o quadriénio 2025-2029, que estão agendadas para 25 de outubro e têm seis candidatos assumidos, incluindo o ex-futebolista e capitão e atual presidente Rui Costa. Na I Liga, o Benfica é quarto classificado, com 10 pontos, cinco abaixo do líder isolado FC Porto, mas tem em atraso a receção ao Rio Ave, da jornada inaugural, que se vai realizar na terça-feira, três dias depois da visita ao AVS, 17.º e penúltimo, para a sexta ronda.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela