Secções
Entrar

Benfica vence Rio Ave e encurta distância para o primeiro lugar

SÁBADO 01 de março de 2021 às 20:56

Encarnados venceram por 2-0 o Rio Ave e ficam assim a treze pontos do Sporting. E a três pontos do FC Porto, que ocupa agora a terceira posição da Liga NOS.

O Benfica venceu por duas bolas a zero o Rio Ave, no Estádio da Luz. Os encarnados estão agora a treze pontos do líder Sporting, encurtando em dois pontos a diferença, depois do empate entre o Sporting e o FC Porto.

EPA/ANTONIO COTRIM

Não houve golos na primeira parte do jogo. A jogar em casa, o primeiro golo chegou pelos pés de Seferovic, aos 59 minutos, colocando o Benfica em vantagem. O VAR ainda foi chamado a analisar a jogada - por possível mão na bola - mas o remate de Seferovic à entrada da área acabou por ser validado.

Pizzi fez o segundo golo do Benfica aos 78 minutos. Nos festejos, o médico abraçou Rui Costa.

Quantro jogos depois, o Benfica regressa assim às vitórias.  Já o Rio Ave permanece no 10.º lugar, com 22 pontos, na classificação liderada pelo Sporting, com 55.

Face à lesão de Vertonghen (mialgia na região posterior da coxa direita) e ao castigo de Otamendi (um jogo de castigo na sequência de cinco cartões amarelos), bem como à indisponibilidade física de Darwin (tendinopatia na coxa direita), Jorge Jesus foi obrigado a mexer na equipa e colocou no eixo da defesa Lucas Veríssimo e Jardel e no ataque Waldschmidt jogou ao lado de Seferovic.

Depois de quatro jogos sem vencer (três empates e uma derrota no campeonato e Liga Europa), o Benfica, que necessitava de conquistar os três pontos como de 'pão para boca', entrou mais forte no encontro e nos primeiros 10 minutos viu o guarda-redes Pavel Kieszek negar o golo a Seferovic e o ângulo da baliza vilacondense a Everton.

O Rio Ave não se deixou amedrontar e Gelson Dala, aos 20 e 21 minutos, teve nos pés a oportunidade de inaugurar o marcador, mas, com a mesma sequência do Benfica -- defesa de Helton Leite e poste da baliza -- acabou por não ter sucesso.

Na ponta final da primeira parte, o Rio Ave meteu as 'unhas de fora' e fez suar o Benfica. Geraldes, aos 40 minutos, após cruzamento de Sávio, obrigou Helton Leite a aplicar-se, aos 42 Filipe Augusto chegou ligeiramente atrasado, e aos 44, após um corte incompleto de Lucas Veríssimo e um desacerto do guarda-redes do Benfica, a bola sobrou para Rafael Camacho, que de ângulo apertado, rematou à malha lateral.

Na segunda, parte o Benfica entrou a todo o gás e depois de quatro tentativas -- Grimaldo, Seferovic e duas de Waldschmidt -- o avançado suíço inaugurou o marcador de pé esquerdo, aos 59 minutos, depois de uma assistência de Everton à entrada da área.

A formação de Vila do Conde passou a assumir uma postura mais expectante, retraída e foi acumulando erros, ao contrário da primeira parte, o que permitiu ao Benfica ser mais intenso e pressionante, a procurar o golo ora pelos flancos, ora pelo meio.

E foi precisamente numa dessas jogadas de triangulação que as 'águias' chegaram ao 2-0, aos 78 minutos. Chiquinho recuperou uma bola aliviada por Pelé, serviu Everton e este, de primeira, assistiu Pizzi (tinha rendido Taarabt, aos 63), que rematou para o fundo da baliza vilacondense.

A partir daí, os comandados de Miguel Cardoso deram o jogo como perdido e mais não fizeram que evitar o terceiro, apesar da tentativa de Pizzi, aos 89, que falhou o alvo, e de Cervi, aos 90+3, que deixou escapar a bola na cara de Kieszek.

Com Lusa

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela