Secções
Entrar

Antigo piloto francês de Fórmula 1 Jean-Pierre Jabouille morreu aos 80 anos

Lusa 02 de fevereiro de 2023 às 21:09

A família não quis divulgar as causas da morte do ex-piloto, que venceu o Grande Prémio de França em 1979, em Dijon-Prenois, com um motor turbo que o próprio, também engenheiro, ajudou a desenvolver.

O antigo piloto francês Jean-Pierre Jabouille, que venceu duas das 49 corridas na Fórmula 1 que disputou entre 1975 e 1981, icluindo a primeira vitória da Renault, morreu esta quinta-feira aos 80 anos, anunciou fonte familiar.

Segundo a agência noticiosa France-Presse (AFP), a família não quis divulgar as causas da morte do ex-piloto, que venceu o Grande Prémio de França em 1979, em Dijon-Prenois, com um motor turbo que o próprio, também engenheiro, ajudou a desenvolver.

Nascido em Paris, em 1942, o engenheiro e piloto venceu uma outra corrida, em 1980, na Áustria, numa carreira em que passou também pela Alpine, ficando associada à Renault pelos seus feitos históricos.

Fora da F1, em que também se retirou de 37 corridas, sobretudo por problemas mecânicos, e somou seis 'pole positions', esteve quatro vezes no pódio nas 24 Horas de Le Mans, em 1973, 1974, 1992 e 1993, sempre em terceiro.

Mais tarde, o antigo campeão de Fórmula 2 tornou-se diretor da Ligier e assumiu o ramo de desporto da Peugeot, além de ter criado a própria equipa, a Jabouille-Bouresche.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela