Secções
Entrar

Alpes franceses recebem Jogos Olímpicos de Inverno de 2030

Correio da Manhã 24 de julho de 2024 às 14:16

O presidente de França, Emmanuel Macron, assegurou ao Comité Olímpico Internacional que o novo governo oferecerá todas as garantias necessárias para a organização do evento.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 vão realizar-se nos Alpes franceses, decidiu esta quarta-feira o Comité Olímpico Internacional (COI), que impôs várias condições, entre as quais que a assinatura do contrato seja realizada até 1 de outubro.

O presidente de França, Emmanuel Macron, assegurou ao COI que o novo governo oferecerá todas as garantias necessárias para a organização do evento e assinará o contrato dentro do prazo imposto pelo organismo olímpico.

"Queremos agradecer-vos a confiança que depositaram em nós. Diremos presente e respeitaremos os nossos compromissos", garantiu o presidente de França, a dois dias da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024, que se prolongam até 11 de agosto.

O COI aprovou a candidatura dos Alpes franceses com 84 votos a favor, quatro contra e sete abstenções, mas exigiu também que o contrato com o governo daquele país europeu seja aprovado na Assembleia Nacional até 01 de março de 2025.

A proposta francesa, a única submetida a votação, centra-se na utilização das estâncias de esqui da região dos Alpes, bem como das infraestruturas de desportos em piso de gelo da cidade costeira de Nice.

A França já organizou três vezes os Jogos Olímpicos de Inverno: foi palco edição inaugural, em 1924, e, posteriormente, em 1968, em Grenoble, e 1992, em Albertville.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela