Secções
Entrar

Antigo presidente da Comnebol investigado por corrupção

22 de agosto de 2015 às 12:30

O paraguaio Nicolas Leoz, que presidiu à confederação sul-americana de futebol (Comnebol) entre 1986 e 2013, está a ser visado pela investigação das autoridades suíças no âmbito do escândalo de corrupção na FIFA

O paraguaio Nicolas Leoz, que presidiu à confederação sul-americana de futebol (Comnebol) entre 1986 e 2013, está a ser visado pela investigação das autoridades suíças no âmbito do escândalo de corrupção na FIFA.

De acordo com o jornal suíço Tages Anzeiger, Leoz, de 86 anos e que fez parte do comité executivo da FIFA durante 15, está a ser investigado, juntamente com o antigo secretário-geral da Comnebol Eduardo Deluca, depois de o banco Picket ter identificado movimentos suspeitos nas suas contas bancárias.

Milhões de francos suíços terão sido transferidos para as contas pela FIFA e por uma agência de publicidade japonesa, tendo o dinheiro sido posteriormente transferido para o Paraguai, refere a mesma fonte, acrescentando que as suspeitas recaem também em contas no Credit Suisse.

A FIFA foi atingida no final de maio por um escândalo de corrupção que levou Joseph Blatter a apresentar a demissão.

O escândalo rebentou quando, a 27 de Maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zurique.

Dois dias depois, apesar do escândalo, Joseph Blatter, de 79 anos, foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela