A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
O que muda com a introdução dos tutores nas aulas de condução?
As aulas teóricas vão continuar a ser da responsabilidade exclusiva das escolas de condução.
O Governo aprovou, na semana passada, uma proposta para alterar as regras para a obtenção da carta de condução, criando um regime alternativo que permite aos candidatos aprender a conduzir com um tutor.
Governo propõe reduzir aulas práticas de condução de 32 para 16 horas
iStockphoto
1O que muda?
As mudanças aplicam-se às cartas de categoria B, para automóveis ligeiros, e destinam-se a pessoas com mais de 18 anos. O novo modelo de aprendizagem será opcional, o que significa que o regime tradicional com recurso a instrutores certificados vai continuar disponível. Sendo a adesão ao novo regime voluntária, o candidato deverá comunicar essa decisão à escola de condução, por email, identificando o tutor escolhido e apresentando uma declaração que ateste o cumprimento dos requisitos legais. As aulas teóricas vão continuar a ser da responsabilidade exclusiva das escolas de condução.2Quem pode ser tutor?
3Como vai ser aplicado?
A condução acompanhada estará sujeita a limitações geográficas, que ficarão a cargo dos municípios, e será obrigatória a contratação de um seguro específico que cubra eventuais danos causados pelo candidato durante o período de aprendizagem. As escolas de condução vão manter um papel central, ficando responsáveis pela decisão final relativa à ida do aluno a exame. Para isso será necessário a realização de um exame de aferição.Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Albufeira. Presidente da câmara do Chega nomeia irmã
22 de janeiro de 2026 às 12:43Marco Alves
Tem “orgulho” em ser amiga de Mário Machado e é apoiante do Chega: a advogada brasileira que defende o grupo 1143
26 de janeiro de 2026 às 13:37Renata Lima Lobo
Filho de David Beckham arrasa pais: "A minha mãe dançou de forma inadequada sobre mim e à frente de todos"
20 de janeiro de 2026 às 08:12Record
Que bem se está na Margem Sul
21 de janeiro de 2026 às 23:00Luísa Oliveira
Miguel Milhão investe 264 mil euros num novo jornal
23 de janeiro de 2026 às 07:00Diogo Barreto