Secções
Entrar

Médicos contra enfermeiros a passar receitas. O que está em causa?

Luana Augusto 22 de maio de 2025 às 07:00

Em países como Espanha ou França esta medida já está em andamento, porque, dizem os especialistas, permite "reduzir tempos de espera". Contudo, em Portugal o assunto ainda é um tabu, com a Ordem dos Médicos a não concordar com esta legislação.

Espanha aprovou no início de abril um anteprojeto da nova Lei dos Medicamentos e Produtos Sanitários, para permitir que enfermeiros e fisioterapeutas possam passar prescrições de medicamentos - uma função que até agora pertencia exclusivamente aos médicos.

Neste país, à semelhança do que aconteceu com outros, como no Reino Unido, França, Suécia, Dinamarca, Irlanda, Áustria e Países Baixos, a receita passada por enfermeiros é já uma realidade e já "permitiu melhorar o acesso e reduzir tempos de espera", segundo afirmou ao Jornal de Notícias Luís Filipe Barreira, bastonário da Ordem dos Enfermeiros. No entanto, em Portugal, este assunto ainda continua a ser um tabu.

O que estabelece esta lei?

A lei estabelece que enfermeiros - e no caso de Espanha, também fisioterapeutas - podem prescrever medicamentos e dispositivos médicos dentro das suas competências, equiparando-os, neste aspeto, a médicos, sendo que no que toca a um conjunto de medicamentos, estes profissionais estão limitados.

A medida está atualmente em vigor em 13 países, nomeadamente no Reino Unido, França, Suécia, Dinamarca, Irlanda, Áustria e Países Baixos. Mas em Portugal, esta ideia ainda divide opiniões.

Como está a situação em Portugal?

A Ordem dos Enfermeiros apresentou, segundo o Jornal de Notícias, uma proposta ao Ministério da Saúde onde defendeu o interesse destes profissionais poderem passar prescrições de medicamentos em Portugal.

Conscientes das barreiras que enfrentam, sugeriram que este processo fosse integrado de forma gradual, começando primeiramente com a prescrição de ajudas técnicas, como cadeiras de rodas, andarilhos e oxigénio, até passarem ao poder de entrega de prescrições médicas.

Esta foi a proposta que foi entregue à tutela, no entanto, o processo acabou suspenso com a queda do Governo.

O que diz a Ordem dos Enfermeiros?

De acordo com Luís Filipe Barreira, em declarações ao JN, este "é um tema inevitável e necessário" em Portugal, isto porque estudos internacionais feitos em 12 países indicaram que esta mudança já "permitiu melhorar o acesso e reduzir tempos de espera".

Não havendo para já respostas por parte da tutela, considerou que Portugal está "a desperdiçar competências e a criar frustrações ao nível das intervenções autónomas dos enfermeiros".

Porque a Ordem dos Médicos não quer avançar com esta lei?

Num comunicado enviado às redações, a Ordem dos Médicos considerou a reabertura deste debate público como uma "distração perigosa que desvia a atenção dos verdadeiros problemas do SNS" e disse não concordar com o alargamento do ato da prescrição. Defende que esta função cabe exclusivamente aos médicos.

"A Ordem dos Médicos reafirma, com veemência, que a prescrição médica é um ato médico, por definição legal e por exigência ética, técnica e científica. Trata-se de uma competência que implica diagnóstico, avaliação clínica rigorosa e acompanhamento contínuo", lê-se no comunicado. "A prescrição médica é uma decisão clínica complexa, que requer conhecimento aprofundado, responsabilidade profissional e base científica atualizada."

E defendeu que esta medida poderá colocar em risco a saúde dos doentes. "Admitir que outros profissionais o possam fazer é pôr em risco os doentes, fragilizar a relação médico-doente e comprometer a confiança nos cuidados prestados."

Não obstante, lembram: "A Ordem dos Médicos defende o trabalho em equipa e a cooperação entre todos os profissionais de saúde, mas essa colaboração deve respeitar os limites das competências próprias de cada profissão e garantir sempre a liderança clínica do médico."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela