Secções
Entrar

A Brasileira do Chiado promove tertúlias artísticas no âmbito do Prémio de Pintura

22 de agosto de 2024 às 10:11

Até 30 de setembro pode participar no Prémio de Pintura e ter a sua obra exposta no mais icónico Café de Lisboa As tertúlias em torno deste evento começam já a 4 de setembro

Em maio deste ano A Brasileira do Chiado anunciou o lançamento de um Prémio de Pintura para assinalar os 100 anos dos primeiros quadros modernistas d’A Brasileira, ali colocados em 1925, com o objetivo de retomar a relação de proximidade entre o Café e a comunidade artística. A atribuição do Prémio está marcada para 19 de novembro, data em que se assinala o 119º aniversário d’A Brasileira e terá lugar no MUDE, Museu do Design, em Lisboa, recentemente reaberto.

1 de 4

Até 30 de setembro ainda está a tempo de participar com uma obra da sua autoria, bastando que siga o estipulado no regulamento do concurso e que pode consultar no site da marca, em www.abrasileira.pt. Os 10 vencedores terão a oportunidade de ver a sua obra exposta n’A Brasileira, uma montra incontornável de Lisboa como lugar histórico e privilegiado que é.

Para dinamizar o concurso, de 4 de setembro a 5 de dezembro a Mensagem de Lisboa, que tem n’A Brasileira a sua sede emocional, promove um ciclo de conversas, sempre às 18h30, moderadas pelas jornalistas da Mensagem Catarina Carvalho e Ana da Cunha. A entrada é livre; se quiser reservar lugar envie um email para geral@amensagem.pt.

4 de setembro - A importância d’A Brasileira no movimento do modernismo

João Bernardo Galvão Teles, bisneto de Adriano Telles

Paulo Almeida Fernandes (Museu de Lisboa)

Moderação: Catarina Carvalho

19 de setembro - O modernismo, o artista multifacetado Almada Negreiros e a sua relação como arquiteto Pardal Monteiro

José Quaresma (FBAL)

Moderação: Ana da Cunha

3 de outubro - As mulheres n’A Brasileira e no Chiado

Emília Ferreira (MNAC)

Sandra Leandro (Museu do Cenáculo)

Moderação: Maria João Martins

17 de outubro - Jorge Barradas, o renovador

Carlos Silveira

Adriana Anselmo de Oliveira

Moderação: Ana da Cunha

7 de novembro - Stuart Carvalhais, pintor, ilustrador e caricaturista

João Alpoim (Museu Bordalo – a confirmar)

Ferreira Fernandes (Mensagem de Lisboa)

Nuno Saraiva (ilustrador)

Moderação: Catarina Carvalho

19 de novembro – este debate decorrerá no MUDE, com a entrega de prémios

José-Augusto França e a segunda vaga de quadros n’A Brasileira

Mariana Pinto dos Santos

Maria de Aires Silveira (MNAC)

Moderação: Catarina Carvalho

5 de dezembro - Bernardo Marques, José Pacheko e Eduardo Viana

Guilherme d’Oliveira Martins

Moderação: Ana da Cunha

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela