Sábado – Pense por si

Poluição do ar é terceira causa de morte evitável em França

21 de junho de 2016 às 08:53
As mais lidas

48 mil pessoas morrem por ano devido a este problema causado por actividades humanas

A poluição do ar devida a partículas finas é responsável da morte de 48 mil pessoas em cada ano em França, o que representa a terceira maior causa de mortes evitáveis, depois do tabaco e álcool.

Um estudo divulgado hoje especificou que as mortes por esta poluição resultante de actividades humanas, como transportes, indústrias, aquecimento com recurso a fontes de energia fóssil ou agricultura, correspondem a 9% da mortalidade em França continental.

O director da agência pública, Santé Publique France, que produziu o documento, realçou que "o fardo da poluição do ar está em terceiro lugar, atrás do tabaco (78 mil mortes por ano) e do álcool (49 mil mortes)", considerando que se está perante "uma espécie de mortalidade invisível".

Esta poluição representa "uma perda de esperança de vida para uma pessoa com 30 anos que pode ultrapassar dois anos", sublinhou-se no estudo.

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.