Secções
Entrar

Web Summit: Problemas nas entradas geram críticas à organização

07 de novembro de 2016 às 21:30

Os problemas na entrada para a abertura do evento originaram uma onda de críticas nas redes sociais. Paddy Cosgrave já deixou o alerta: cheguem cedo

Foram cerca de três mil as pessoas que falharam a cerimónia de abertura da Web Summit por terem chegado tarde ao evento, não passando as portas do Meo Arena a tempo de verem o discurso do presidente executivo e fundador do projecto, Paddy Cosgrave. A quem, noutro dos problemas do primeiro dia, falhou a ligação wi-fi em pleno palco.

 

"Quando vos pedi para chegarem mais cedo para arranjar lugar [na Web Summit] ninguém acreditou. Estão três mil pessoas lá fora que não conseguiram chegar a tempo e acompanham o evento em streaming através de ecrãs", disse Cosgrave.

Nas redes sociais, começaram, então, a surgir as críticas aos problemas registados no primeiro dia do evento.

Sorry @JosephGordonLt not to have seen you. I paid 800 euros not to hear you as I had to sit outside #WebSummit not enough seats! #greed

Disappointed with the event organisation at the opening night of #WebSummit - queued for hours, didn't get in, no volunteers #fail


Perante um Meo Arena com 15 mil pessoas, Paddy pediu a todos os presentes para fazer do seu telemóvel um meio de transmissão do arranque do evento para quem ficou de fora, sobretudo "amigos e familiares de todo o mundo". Cosgrave tentou exemplificar um tutorial sobre o live streaming na rede social Facebook, mas o seu telemóvel não respondeu à velocidade exigida num evento de tecnologia, como provou a imagem do equipamento projectada em dois ecrãs gigantes do palco central. "Vamos tentar mais tarde", disse, enquanto mensagens e contactos seus pessoais apareciam perante milhares de pessoas.

 

E assim foi: o patrão da web Summit numa nova subida ao palco voltou a tentar, sendo desta vez bem-sucedido e pedindo um aplauso para a operadora de telecomunicações Portugal Telecom, responsável pela infra-estrutura de wi-fi do Meo arena, explicando que tinha estado ligado a uma outra rede móvel, que não esta. Mais tarde, a organização esclareceu que "infelizmente houve um problema técnico" no telemóvel do fundador do evento, tendo sido essa a origem da falha.

 

Durante a sua prelecção, Paddy Cosgrave aproveitou uma nova ocasião para reforçar o apelo aos participantes para que cheguem cedo ao recinto. "A minha mensagem e o meu forte conselho para toda a gente que vem amanhã [terça-feira] e para os que querem estar cá é que venham cedo, para os outros não se preocupem que vamos por tudo online mais tarde", disse, já depois de ter adiantado que também está montado no exterior um grande ecrã em'streaming.

 

Na sua primeira intervenção, o fundador voltou a falar sobre o espírito da cidade de Lisboa, que classificou "como único", e sublinhou a participação de mais de 53 mil pessoas na edição deste ano da Web Summit, a primeira em Lisboa, lembrando que há seis anos na sua Dublin natal só conseguiu mover 450 pessoas.

 

"Isto é completamente louco, quando começámos, 450 pessoas apareceram, ou seja, as duas ou três primeiras filas que temos aqui hoje", comparou Paddy Cosgrave, deixando para o fim "uma palavra final" o facto de esta também ser a primeira edição sem a sua mulher, mãe há três semanas. Ficou apenas por revelar o nome da bebe que não podia deixar de estar relacionado com a terminologia tech: a Cloud.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela