Secções
Entrar

Lisboa quer "acabar com a epidemia de VIH e sida" até 2030

17 de maio de 2018 às 22:45

O protocolo pretende fazer com que 90% das pessoas infectadas com o VIH saibam que são portadoras e que 90% da população que vive com o vírus tenha acesso a tratamento.

A Câmara de Lisboa e a Secretaria de Estado da Saúde assinaram esta quinta-feira o protocolo "Lisbon, Fast Track City", com o objectivo "de caminhar para a eliminação da epidemia do VIH" e sida, explicou o vereador dos Direitos Sociais.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O protocolo, a que a agência Lusa teve acesso, visa "atingir as metas 90-90-90 até 2020", ou seja, fazer com que 90% das pessoas infectadas com o VIH saibam que são portadoras, que 90% da população que vive com o vírus tenha acesso a tratamento e também que 90% das pessoas em tratamento tenham "carga viral indetectável".

O documento assinado tem também o objectivo de "abordar as causas de risco, vulnerabilidades e transmissão do VIH" e ainda "das hepatites virais, tuberculose e outras infecções sexualmente transmissíveis".

Para tal, o município da capital quer "construir e acelerar respostas adequadas às necessidades locais" e "mobilizar recursos para a saúde pública e um desenvolvimento integrado".

Em declarações à agência Lusa, o vereador dos Direitos Sociais, Ricardo Robles (BE), que tem um acordo de governação da cidade com o PS, disse que este é um "projecto muito importante no sentido de caminhar para a eliminação da epidemia do VIH".

Apontando que "Lisboa ainda é a cidade do país com mais incidência", o autarca falou em "250 a 300 novas infecções todos os anos".

A par da assinatura do protocolo, o município organizou também uma iniciativa que juntou "os maiores especialistas nesta área das respostas ao VIH, activistas, academia, responsáveis políticos e técnicos".

"E quisemos fazê-lo na rua porque estas respostas têm de ser dadas envolvendo as pessoas", salientou Robles.

O "Lisbon, Fast Track City/Lisboa, cidade sem Sida" pretende ainda criar "estratégias para suprir as necessidades preventivas na transmissão sexual e parentérica" e colaborar para introduzir "a profilaxia pré-exposição (PrEP) na comunidade" de acordo com as orientações dadas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS).

Para tal, o projecto visa a distribuição de "material de prevenção da transmissão do VIH, em locais acessíveis" e haverá também "material seguro de consumo de drogas e naloxona na comunidade, de acordo com as orientações da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde(INFARMED)".

A Câmara Municipal de Lisboa vai implementar, até ao início 2019, duas salas de consumo assistido na Avenida de Ceuta e Lumiar e uma estação móvel.

Em 18 de Abril, o vereador Ricardo Robles, avançou que a Câmara irá "iniciar já os procedimentos para poder avançar", prevendo que "no final do ano, início do próximo", as salas de consumo assistido possam abrir.

Em declarações à agência Lusa, Robles precisou que uma das salas ficará localizada "na zona do Vale de Alcântara, mais concretamente nas traseiras da estação de tratamento de águas, e a outra na zona do Lumiar, numa área não habitacional, junto do eixo norte-sul".

O projecto para livrar Lisboa do VIH e da sida estabelece também a implementação de um plano de actividades até Novembro de 2020.

Este protocolo também será constituído por um comissão deliberativa, uma executiva e uma consultiva e que se prevê que estejam constituídas até 30 de Setembro.

A "Lisbon, Fast Track City/Lisboa, cidade sem Sida" também estabelece que não está prevista a "assunção de quaisquer encargos financeiros directos ou indirectos" por parte da Câmara ou do Governo.

O acordo tem ainda a colaboração da DGS, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e do Grupo de Activistas em Tratamento (GAT).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela