Secções
Entrar

Descoberta espécie de planta nunca antes vista na Pensínsula Ibérica

19 de fevereiro de 2020 às 17:27

Trata-se de uma espécie que pertence à família das cariofiláceas (como o cravo) e é considerada vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Uma espécie de planta nunca antes vista na Península Ibérica, a 'Herniária alpina', foi localizada pela primeira vez no parque natural "Cabeceras de Ter e de Freser", na província espanhola de Gerona.

Segundo informação oficial, trata-se de uma espécie que pertence à família das cariofiláceas (como o cravo) e é considerada vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O investigador Moisés Guardiola foi o autor da descoberta, no âmbito de um trabalho de cartografia detalhada dos habitats do parque natural, na zona de Ulldeter.

Até agora conhecia-se a existência da planta na vertente francesa dos Pirenéus, mas não tinha sido encontrada do lado espanhol.

A população descoberta ocupa uma pequena extensão e é formada por menos de 200 indivíduos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela