Secções
Entrar

Dados da DGS e inteligência artificial usados na investigação ao covid-19

16 de abril de 2020 às 21:00

O ministro da Ciência disse que a DGS está a disponibilizar dados sobre doentes com covid-19, para investigação e que um projeto está a recorrer à inteligência artificial.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse hoje que a Direção-Geral da Saúde (DGS) está a disponibilizar dados sobre doentes com covid-19, para investigação, com um projeto a recorrer a inteligência artificial.

"Há várias iniciativas em curso. Por um lado, a DGS disponibilizou os dados, para poderem ser usados. E por outro a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançou um concurso para estimular o processamento de informação entre os centros de investigação e as autoridades de saúde e as unidades de cuidados de saúde que tenham informação para trabalharem com investigadores", explicou o ministro.

Ou seja, acrescentou o ministro, há os dados que a DGS disponibilizou para de uma forma geral serem usados pela comunidade científica, e há um concurso para projetos de investigação a curto, médio e longo prazo, chamado 'AI 4 Covid-19', para se usarem técnicas de inteligência artificial para o processamento de dados.

O projeto, "AI 4 Covid-19: Ciência dos dados e inteligência artificial na administração pública para reforçar o combate à covid-19 e futuras pandemias", pretende apoiar projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento "que possam contribuir para novas respostas a esta e a futuras pandemias, com ênfase no apoio aos cidadãos e aos serviços de cuidados de saúde", segundo a FCT.

Os projetos podem durar até quatro anos no máximo (três, mais um se mesmo necessário) e têm como limite máximo de financiamento 240 mil euros. O concurso tem uma dotação de três milhões de euros.

Manuel Heitor falava à Lusa no âmbito de uma visita, com as ministras do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, ao Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, em Lisboa.

O grupo Germano de Sousa é uma das entidades privadas que está a fazer testes ao novo coronavírus, que provoca a covid-19, tendo Ana Mendes Godinho destacado, no final da visita, o trabalho em conjunto para se fazerem testes preventivos nos lares, para se isolarem eventuais casos positivos que sejam detetados.

O programa de testes preventivos em lares está a ser reforçado por se tratar de uma população vulnerável, disse a ministra. Questionada pela Lusa sobre se o programa inclui os lares ilegais a ministra disse que não e explicou que esses estão a ser acompanhados pelas comissões municipais de proteção civil.

O grupo Germano de Sousa, com vários laboratórios e centros de recolha (20 centros só para covid-19) e um milhar de colaboradores, começou a fazer testes à covid-19 a 09 de março e segundo declarações de Germano de Sousa à Lusa há dias em que faz mais de 2.500 testes à covid-19, esperando chegar aos 4.000 diários a partir da próxima semana.

Os resultados representam 21,5% dos resultados nacionais, com uma taxa de positividade de 7,36%, disse o responsável, antigo bastonário da Ordem dos Médicos.

Na conversa com os ministros disse que uma zaragatoa, necessária para fazer o teste à doença, custava 20 cêntimos antes da pandemia e custa agora 2,34 euros. E sobre os lares reconheceu que são prioritários. Mas acrescentou: "Tenho visto muita má gestão de lares, em termos de segurança".

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 140 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 629 pessoas das 18.841 registadas como infetadas.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela