Secções
Entrar

Cigarros electrónicos são menos nocivos do que convencionais

24 de janeiro de 2018 às 07:42

Fumar cigarros electrónicos aumenta o risco de vício nos jovens, mas é menos perigoso para a saúde dos adultos do que os convencionais, com tabaco.

Fumar cigarros electrónicos aumenta o risco de vício nos jovens, mas é menos perigoso para a saúde dos adultos do que os convencionais, com tabaco, revela um relatório da Academia de Ciências e Medicina dos Estados Unidos.

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

De acordo com o relatório publicado na terça-feira, e que analisou 800 estudos científicos, a nicotina presente nos cigarros electrónicos pode criar vício junto dos jovens, encorajando-os a fumar tabaco.

Ainda assim, segundo a mesma publicação, os cigarros electrónicos são menos nocivos do que os cigarros convencionais para os adultos, podendo também ajudar a parar de fumar.

Perante estes dados, os investigadores da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos concluem que, "nesta fase, não é possível saber se o cigarro electrónico tem um impacto positivo ou negativo para a saúde pública", isto numa altura em que há um debate internacional sobre os seus efeitos.

"Os cigarros electrónicos não podem simplesmente ser considerados melhores ou piores", defendeu David Eaton, docente da Universidade de Washington em Seattle e presidente do conselho editorial do relatório encomendado pelo congresso norte-americano há dois anos e agora conhecido.

Para o especialista, "os efeitos adversos dos cigarros electrónicos sobre a saúde de adolescentes e de adultos que não fumam tabaco também merecem alguma preocupação", desde logo pelo vapor que é emitido.

Ainda assim, David Eaton reforçou que usá-los "pode ser uma maneira de reduzir o tabagismo, que afecta a saúde".

Os investigadores sustentam que seriam necessários mais estudos científicos para perceber os efeitos desta utilização a longo prazo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela