Secções
Entrar

Cientistas admitem existência de um nono planeta no Sistema Solar

20 de janeiro de 2016 às 20:16

A possibilidade de existir um nono planeta, gigante e gelado, no nosso Sistema Solar, foi revelada com base em modelos matemáticos e simulações por computador

Cientistas admitiram quarta-feira a possibilidade de existir um nono planeta, gigante e gelado, no Sistema Solar, com base em modelos matemáticos e simulações por computador, e não em observação directa.

O corpo celeste, baptizado como "nono planeta", terá uma massa cerca de dez vezes superior à da Terra e uma órbita 20 vezes mais afastada que a de Neptuno, oitavo planeta do Sistema Solar, e o mais externo, que gira em torno do Sol a uma distância média de 4,5 mil milhões de quilómetros.

O possível planeta, oculto pela órbita de Plutão, leva entre 10.000 a 20.000 anos para completar uma trajectória à volta do Sol, segundo os investigadores Konstantin Batygin e Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.

Plutão foi considerado, durante muito tempo, como o nono planeta do Sistema Solar, mas perdeu o estatuto, passado a planeta-anão, porque era demasiado pequeno.

O "nono planeta" terá uma massa cinco mil vezes maior à de Plutão.

De acordo com a dupla de cientistas, os planetas-anões são aparentemente afectados por uma força gravitacional que só pode ter origem num planeta oculto, um "perturbador massivo", como o "nono planeta".

A confirmar-se a existência de um nono planeta no Sistema Solar, através de observação com telescópios potentes, será o quinto maior, depois de Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.

A investigação foi publicada na revistaAstronomical Journal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela