Sábado – Pense por si

Nobel só para homens: Academia promete "tomar medidas"

Pelo segundo ano consecutivo os vencedores dos prémios Nobel foram apenas homens, uma situação que preocupa o secretário-geral da Royal Swedish Academy of Sciences

Pelo segundo ano consecutivo os vencedores dos prémios Nobel são apenas homens, razão pela qual os comités que escolhem os premiados irão reunir-se no inverno e discutir questões de género e diversidade étnica nos prémios.

"Eu espero que em cinco, dez anos, vejamos uma distribuição muito diferente", disse o secretário-geral da Royal Swedish Academy of Sciences, Goran Hansson, depois de ser anunciado o vencedor do prémio de Economia.

Hansson acrescentou que não acredita que haja uma discriminação de género sistémica mas que a academia está "preocupada" e a "tomar medidas".

Cada um dos seis prémio secretário-geral da Royal Swedish Academy of Sciencesos Nobel é escolhido por um comité diferente, dos quais três são actualmente liderados por mulheres.

Os três comités que atribuem o prémio Nobel de Física e o de Química e ainda o Prémio do Banco da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel estão inseridos na Royal Swedish Academy of Sciences.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.