Nobel só para homens: Academia promete "tomar medidas"

Lusa 09 de outubro de 2017
As mais lidas

Pelo segundo ano consecutivo os vencedores dos prémios Nobel foram apenas homens, uma situação que preocupa o secretário-geral da Royal Swedish Academy of Sciences

Pelo segundo ano consecutivo os vencedores dos prémios Nobel são apenas homens, razão pela qual os comités que escolhem os premiados irão reunir-se no inverno e discutir questões de género e diversidade étnica nos prémios.

"Eu espero que em cinco, dez anos, vejamos uma distribuição muito diferente", disse o secretário-geral da Royal Swedish Academy of Sciences, Goran Hansson, depois de ser anunciado o vencedor do prémio de Economia.

Hansson acrescentou que não acredita que haja uma discriminação de género sistémica mas que a academia está "preocupada" e a "tomar medidas".

Cada um dos seis prémio secretário-geral da Royal Swedish Academy of Sciencesos Nobel é escolhido por um comité diferente, dos quais três são actualmente liderados por mulheres.

Os três comités que atribuem o prémio Nobel de Física e o de Química e ainda o Prémio do Banco da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel estão inseridos na Royal Swedish Academy of Sciences.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais