Sábado – Pense por si

Inteligência Artificial ajuda a identificar doenças no rosto

Susana Lúcio
Susana Lúcio 06 de março de 2023 às 12:55

Cientistas chineses criaram uma câmara fotográfica 3D que, com Inteligência Artificial, indica o grau de envelhecimento através da análise das feições. Já há clínicas, na China, a usar esta tecnologia de ponta.

Tem papos nos olhos e pele flácida na testa? Os cantos dos olhos descaíram e a pele do pescoço está a ceder? Está a envelhecer e a perceção que tem, quando se olha ao espelho, já não tem de ser subjetiva. Biólogos computacionais desenvolveram uma câmara fotográfica 3D que, aliada à Inteligência Artificial, calcula a idade biológica de uma pessoa. É que esta pode divergir em vários anos da idade cronológica – determinada pela data de nascimento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.