Sábado – Pense por si

França proíbe uso de ecrãs digitais em creches para crianças até 3 anos

CM 12 de julho de 2025 às 10:23
Capa da Sábado Edição 15 a 21 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 15 a 21 de outubro
As mais lidas

Decisão procura "proteger voluntariamente" as crianças destes estímulos.

O Governo de França proibiu o uso de ecrãs digitais em creches e centros de educação, para crianças com menos de três anos, para as "proteger voluntariamente" destes estímulos "durante os primeiros anos de vida".

Falar Global, Tablets, Smartphones, Crianças, Impressora 3D, Mário Cordeiro, Rosário Carmona, Ecrã tátil
Falar Global, Tablets, Smartphones, Crianças, Impressora 3D, Mário Cordeiro, Rosário Carmona, Ecrã tátil

"É proibido expor uma criança com menos de três anos a um ecrã ('smartphone', 'tablet', computador, televisão), dados os riscos para o seu desenvolvimento", disseram as autoridades francesas, num comunicado divulgado na sexta-feira.Até à aprovação deste decreto, publicado no Boletim Oficial a 02 de julho, a Carta Nacional para o Cuidado da Infância apenas afirmava que "não é recomendável" expor crianças a ecrãs digitais, sem proibir expressamente a sua utilização.

Artigos Relacionados
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.