Secções
Entrar

Primos portugueses fazem história ao completar a Maratona do Evereste

Luana Augusto 06 de junho de 2025 às 07:00

José Maria Garcia, de 27 anos, estabeleceu um novo recorde nacional ao ter completado 42 quilómetros em 7 horas e 8 minutos.

José Maria Garcia, de 27 anos, natural de Moura, e o seu primo, António Lobo de Vasconcellos, de 26 anos, de Santiago do Cacém, fizeram história a 29 de maio ao terem completado a Maratona do Evereste no Nepal - uma das provas detrail runningmais extensas do mundo.

DR

Garcia não só superou o desafio, como também estabeleceu um novo recorde nacional ao ter completado 42 quilómetros em 7 horas e 8 minutos. Com este resultado, alcançou o 43º lugar na classificação final - entre 215 participantes - e o 10º lugar entre os atletas estrangeiros - de um total de 160.

"Esta não é apenas uma maratona, é uma jornada de superação que partilhámos em família", afirmou José Maria Garcia em comunicado. "Os 11 dias de trekking para aclimatação, o frio extremo, a radiação solar intensa e a altitude implacável tornaram esta prova única e incrivelmente desafiante. Atingir o melhor tempo português é um orgulho enorme, mas partilhar este momento com o meu primo torna tudo ainda mais especial".

Quanto a Vasconcellos, o português conseguiu completar a prova em 10 horas e 10 minutos, tendo alcançado o 146º lugar na classificação geral e o 97º entre os atletas estrangeiros.

DR

A 20ª edição da Maratona do Evereste teve início no Everest Base Camp, a 5.364 metros de altitude. Antes da maratona, os atletas passaram 11 dias a caminhar por vales, montanhas e glaciares, para se ambientarem às condições climáticas severas. Além disso, passaram duas noites no Everest Base Camp, situado no glaciar de Khumbu - uma experiência reservada a alpinistas.

"Mais do que um feito desportivo individual, foi uma experiência de resiliência e superação pessoal que vivemos juntos", acrescentou Garcia. "Esperamos que a nossa história inspire outros portugueses a sair da sua zona de conforto e a perseguir os seus sonhos, seja nas montanhas do Nepal ou no seu dia-a-dia, e que valorizem o apoio da família e dos amigos nos momentos de desafio".

DR

Até à data, apenas dois portugueses tinham conseguido completar a prova. São eles João Netto, em 2022, e Pedro Queirós, em 2023. José Maria Garcia e António Lobo de Vasconcellos juntam-se agora a esta equipa - com Garcia a obter o melhor tempo de sempre alcançado por um atleta português.

José Maria Garcia é conhecido pela sua paixão pela corrida e a sua dedicação em desafiar os seus limites. Já participou em inúmeras maratonas e corridas, mas foi a Maratona do Evereste que lhe valeu a sua conquista mais significativa até à data. Em outubro, irá participar na Maratona de Sables, no Sahara. 

António Lobo de Vasconcellos, à semelhança do seu primo, também partilha uma paixão pelo desporto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela