Secções
Entrar

Páscoa com aguaceiros e subida da temperatura no Continente

17 de abril de 2019 às 12:13

A temperatura mínima para quinta-feira deverá variar entre os 11 e os 12ºC e a máxima entre os 16 e os 19ºC.

O fim de semana de Páscoa vai ser de aguaceiros no Continente, com uma subida gradual da temperatura até sábado e ligeira descida nos dias seguintes, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Num comunicado com a previsão para a Páscoa, o IPMA avisou que entre quinta e segunda-feira "o estado do tempo será influenciado por uma região depressionária, inicialmente sobre Portugal continental e com deslocamento gradual para sueste, posicionando-se sobre o arquipélago das Baleares, dando origem à ocorrência de aguaceiros".

Na quinta e na sexta-feira, a precipitação será "mais frequente e intensa", podendo ser acompanhada de trovoada e de queda de granizo ou neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

O vento soprará do quadrante sul e irá rodar gradualmente para o quadrante norte, soprando mais intenso nas terras altas, acrescentou o IPMA.

No sábado e no domingo, "a incerteza da previsão aumenta devido à posição da depressão, embora a tendência indique que se estabeleça gradualmente uma corrente de nordeste e a probabilidade de ocorrência de precipitação diminua nestes dias".

O vento será do quadrante norte, por vezes forte de nordeste nas terras altas.

Quanto à temperatura, prevê-se uma subida gradual, em especial da máxima, até sábado, com uma ligeira descida nos dias seguintes.

A temperatura máxima, no sábado e no domingo, irá variar entre 23 e 27°C nas regiões Norte e interior Centro e entre 20 e 23°C nas restantes regiões.

A temperatura mínima, na quinta e na sexta-feira, irá variar entre os 9 e os 12°C no litoral e entre os 5 e os 10°C no interior, onde irá aumentar nos dias seguintes podendo atingir os 10/11°C.

No Arquipélago dos Açores, o estado do tempo deverá ser relativamente estável, com períodos de céu muito nublado e o vento a soprar bonançoso a moderado de sul/sudoeste. Deverá ocorrer temporariamente alguma precipitação fraca, em especial nos Grupos Ocidental e Central.

No sábado e domingo, o céu irá apresentar-se com abertas nos Açores, e o vento sul bonançoso a moderado a rodar para o quadrante leste.

A temperatura mínima para quinta-feira deverá variar entre os 11 e os 12ºC e a máxima entre os 16 e os 19ºC.

Na sexta-feira e no sábado, haverá uma ligeira subida da temperatura, com a mínima a variar entre os 14 e os 16ºC e a máxima entre os 18 e os 20ºC.

No Arquipélago da Madeira, entre quinta e segunda-feira, o estado do tempo irá ser influenciado por um anticiclone ou cristas anticiclónicas que se vão posicionando a oeste ou a norte do arquipélago.

De um modo geral, predominarão os períodos de céu muito nublado, com ocorrência de precipitação, em geral fraca, nas vertentes norte e terras altas da ilha da Madeira sendo que no domingo de Páscoa a probabilidade de ocorrência de precipitação é inferior a 35%, prevê o IPMA.

O vento será de norte/nordeste fraco a moderado, soprando forte nas terras altas em especial a partir do sábado.

A temperatura mínima deverá variar entre os 11 e os 16ºC e a máxima entre os 17 e os 23ºC, com exceção das terras altas, onde a temperatura será mais baixa, com a mínima entre os 3 e os 7ºC e a máxima entre os 10 e os 15ºC.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela